Os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem verificar o resultado.
A consulta deve ser realizada pela Página do Participante. Caso o pedido não tenha sido aprovado será possível solicitar recurso até às 23h59 do dia 16 de maio. Isso também deverá ser feito pela Página do Participante.
O candidato deve ficar atento aos grupos que têm direito à isenção. São eles:
Caso esteja apto à gratuidade, e tenha tido o pedido negado, o candidato deverá enviar a documentação que comprove o direito ao benefício.
Como comprovante da renda declarada, será aceito um dos documentos relacionados a seguir, referente ao mês corrente ou, no máximo, a três meses anteriores:
Documento aceito para solicitação de recurso de isenção da taxa de inscrição por se declarar concluinte do ensino médio de escola pública:
Também está disponível para consulta o resultado da justificativa. Assim como no caso da isenção, a consulta deverá ser feita pela Página do Participante.
Era necessário justificar nos casos em que o candidato foi contemplado com a isenção no Enem 2024, faltou aos dois dias da prova, e desejou solicitar a isenção novamente na edição deste ano.
No pedido de recurso da justificativa, o participante deverá enviar nova documentação que justifique sua ausência.
O resultado do recurso será divulgado no dia 22 de maio. Nos casos em que ele seja negado, o candidato deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 85.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os candidatos deverão responder às perguntas de língua portuguesa e estrangeira, ciências humanas e redação. Já no segundo, matemática e ciências da natureza.
Além de Portugal, universidades nos EUA e Canadá aceitam nota do Enem
Fonte: CNN.