Segurança e tecnologia: O que o Citroën Xsara Picasso 2011 oferece?

Comprar um Citroën Xsara Picasso GLX 1.6 2011 usado pode ser uma opção para quem busca espaço e conforto. Ideal para famílias, tem bom porta-malas e motor 1.6 flex. Porém, manutenção pode ser cara e suspensão exige atenção. Verifique histórico, embreagem e consumo antes da compra. Peças nem sempre são fáceis de achar.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 15/03/2025

O Citroën Xsara Picasso GLX 1.6 2011 é uma opção no segmento de minivans com motorização flex e câmbio manual de cinco marchas. Produzido no Brasil, o modelo se destacou no mercado por sua capacidade interna e configuração voltada para o transporte familiar. Com um porta-malas amplo e espaço interno para cinco ocupantes, o veículo foi projetado para oferecer praticidade no uso urbano e rodoviário.

Pontos Principais:

  • Motorização 1.6 flex com 110 cv e torque máximo de 15,8 kgfm.
  • Consumo urbano de 6,6 km/l (etanol) e rodoviário de até 9,5 km/l (gasolina).
  • Capacidade para 5 passageiros e porta-malas de 550 litros.
  • Suspensão independente na dianteira e braço arrastado na traseira.
  • Freios a disco ventilado na frente e tambor na traseira.

Equipado com motor dianteiro transversal de 1.6 litro e aspiração natural, o Xsara Picasso apresenta desempenho condizente com sua categoria. A tração dianteira e a transmissão manual de cinco velocidades complementam sua proposta de dirigibilidade. Os números de consumo e autonomia mostram um equilíbrio entre eficiência e capacidade do tanque de combustível.

Com dimensões que priorizam conforto interno e compartimento de bagagem, o modelo conta com suspensão independente na dianteira e braço arrastado na traseira. O conjunto de freios traz discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. Além disso, a direção hidráulica e os pneus de 15 polegadas compõem a estrutura do veículo.

Motorização e desempenho

O Citroën Xsara Picasso GLX 1.6 2011 é uma opção acessível para quem busca uma minivan espaçosa. Com motor 1.6 flex de 110 cv e torque de até 15,8 kgfm, equilibra desempenho e economia.
O Citroën Xsara Picasso GLX 1.6 2011 é uma opção acessível para quem busca uma minivan espaçosa. Com motor 1.6 flex de 110 cv e torque de até 15,8 kgfm, equilibra desempenho e economia.

O Citroën Xsara Picasso GLX 1.6 2011 possui um motor de quatro cilindros em linha com 1587 cm³ de deslocamento. A instalação é dianteira e a alimentação ocorre por injeção eletrônica multiponto. O propulsor é flex e pode ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol. O comando de válvulas é duplo no cabeçote, com acionamento por correia dentada.

A potência máxima registrada pelo modelo é de 110 cv, tanto no etanol quanto na gasolina, alcançada a 5750 rpm. O torque máximo varia conforme o combustível: com etanol, chega a 15,8 kgfm a 4000 rpm, enquanto com gasolina atinge 14,5 kgfm na mesma faixa de rotação. O peso/potência do veículo é de 11,58 kg/cv, enquanto o peso/torque fica em 82,8 kg/kgfm.

O desempenho do Xsara Picasso GLX 1.6 2011 inclui uma velocidade máxima de 189 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. Esses números refletem a proposta do veículo dentro da sua categoria e permitem seu uso em diferentes condições de tráfego.

Consumo e autonomia

O consumo varia entre 6,6 km/l na cidade e até 9,5 km/l na estrada com gasolina. A autonomia chega a 523 km, dependendo do combustível. O tanque tem 55 litros, garantindo bons trajetos.
O consumo varia entre 6,6 km/l na cidade e até 9,5 km/l na estrada com gasolina. A autonomia chega a 523 km, dependendo do combustível. O tanque tem 55 litros, garantindo bons trajetos.

O consumo do Citroën Xsara Picasso GLX 1.6 2011 varia de acordo com o tipo de combustível e o ambiente de rodagem. No ciclo urbano, o modelo registra 6,6 km/l com etanol e 9,3 km/l com gasolina. Já em trajeto rodoviário, o consumo médio é de 9,3 km/l com etanol e 9,5 km/l com gasolina.

Com um tanque de combustível com capacidade para 55 litros, a autonomia também varia conforme o consumo. Na cidade, o veículo pode percorrer aproximadamente 363 km com etanol e 512 km com gasolina antes de exigir reabastecimento. Em rodovias, a autonomia estimada é de 512 km com etanol e 523 km com gasolina.

Esses números indicam uma média de eficiência alinhada ao porte do veículo e sua proposta de transporte familiar. A escolha do combustível pode impactar diretamente o rendimento e a economia de uso no dia a dia.

Transmissão e tração

A transmissão manual de cinco marchas é simples e funcional. A tração dianteira oferece estabilidade, mas a embreagem deve ser checada, pois o desgaste pode gerar custos extras.

A transmissão manual de cinco marchas é simples e funcional. A tração dianteira oferece estabilidade, mas a embreagem deve ser checada, pois o desgaste pode gerar custos extras.
O modelo conta com tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas, configuração que favorece a dirigibilidade no trânsito urbano e em viagens. A embreagem utilizada é do tipo monodisco a seco, um sistema convencional para esse tipo de motorização.

A relação entre as marchas e a potência do motor permite ao veículo entregar um desempenho compatível com sua proposta. A transmissão manual também pode influenciar no consumo, já que o condutor tem controle total sobre a troca de marchas.

O sistema de tração dianteira proporciona estabilidade em diferentes tipos de pista e contribui para a distribuição do peso do veículo. Esse conjunto técnico mantém o modelo alinhado com as opções similares disponíveis no mercado.

Suspensão e freios

Antes de comprar, verifique histórico de manutenção, suspensão e embreagem. Peças podem ser difíceis de encontrar e a eletrônica precisa de atenção, pois falhas podem gerar reparos caros.
Antes de comprar, verifique histórico de manutenção, suspensão e embreagem. Peças podem ser difíceis de encontrar e a eletrônica precisa de atenção, pois falhas podem gerar reparos caros.

O sistema de suspensão do Citroën Xsara Picasso GLX 1.6 2011 foi desenvolvido para proporcionar conforto e segurança em diferentes condições de rodagem. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com mola helicoidal como elemento elástico. Na traseira, o veículo conta com suspensão independente de braço arrastado, utilizando barra de torção.

O conjunto de freios traz discos ventilados na dianteira, o que melhora a dissipação de calor e a eficiência na frenagem. Na traseira, o modelo adota freios a tambor, solução comum em veículos dessa categoria.

A direção hidráulica auxilia na condução, reduzindo o esforço necessário para manobras e permitindo respostas mais suaves ao volante. O diâmetro de giro do veículo é de 11,4 metros, proporcionando um raio de manobra adequado para o uso urbano.

Dimensões e capacidade

O Xsara Picasso usado é ideal para famílias ou quem viaja bastante. Tem espaço, autonomia e bom porta-malas, mas exige atenção com manutenção e custos a longo prazo.
O Xsara Picasso usado é ideal para famílias ou quem viaja bastante. Tem espaço, autonomia e bom porta-malas, mas exige atenção com manutenção e custos a longo prazo.

O Citroën Xsara Picasso GLX 1.6 2011 apresenta um comprimento total de 4276 mm, com uma distância entre-eixos de 2760 mm. A largura do veículo é de 1751 mm, enquanto a altura alcança 1660 mm.

O porta-malas tem capacidade para 550 litros, permitindo o transporte de bagagens de forma conveniente. A carga útil do veículo é de 519 kg, tornando-o adequado para deslocamentos com passageiros e bagagens sem comprometer a estabilidade.

O modelo possui uma altura mínima do solo de 140 mm, o que influencia a sua adaptação a diferentes tipos de piso. Os pneus utilizados são da medida 185/65 R15, oferecendo aderência compatível com sua proposta de utilização.

Mercado e preço

O custo-benefício depende da conservação do carro. Vale para quem precisa de espaço e conforto sem gastar muito, mas exige cuidado com peças e manutenção para evitar despesas inesperadas.
O custo-benefício depende da conservação do carro. Vale para quem precisa de espaço e conforto sem gastar muito, mas exige cuidado com peças e manutenção para evitar despesas inesperadas.

O valor médio de mercado do Citroën Xsara Picasso GLX 1.6 2011 gira em torno de R$ 25.334, variando conforme o estado de conservação e localização do veículo. A oferta do modelo pode ser encontrada em plataformas de compra e venda de veículos usados.

Fatores como manutenção, disponibilidade de peças e custos operacionais devem ser considerados antes da aquisição. A minivan possui um histórico de mercado consolidado, mas a análise de revisões e possíveis recalls pode ser um diferencial na escolha.

A procura pelo modelo se dá, principalmente, entre motoristas que buscam um veículo espaçoso para a família, com custo acessível e características que atendem ao uso cotidiano. A comparação com outras opções do segmento pode auxiliar na decisão de compra.

Ficha Técnica do Citroen Xsara Picasso GLX 1.6 2011

O conforto é reforçado por suspensão independente na dianteira e braço arrastado na traseira. A direção hidráulica facilita manobras, mas o isolamento acústico pode não ser ideal em rodovias.
O conforto é reforçado por suspensão independente na dianteira e braço arrastado na traseira. A direção hidráulica facilita manobras, mas o isolamento acústico pode não ser ideal em rodovias.

Geral

  • Ano: 2011
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Minivan
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: Não especificado
  • Plataforma: Não especificado
  • Série: Não especificado

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 397 cm3
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 11:1
  • Deslocamento: 1587 cm3
  • Código do motor: TU5JP4
  • Peso/potência: 11,58 kg/cv
  • Peso/torque: 82,8 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Não especificado
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Diâmetro do cilindro: 78,5 mm
  • Curso do pistão: 82 mm
  • Potência máxima: 110 cv (álcool) / 110 cv (gasolina) a 5750 rpm
  • Torque máximo: 15,8 kgfm (álcool) / 14,5 kgfm (gasolina) a 4000 rpm
  • Torque específico: 10,0 kgfm/litro
  • Potência específica: 71,2 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Indep., braço arrastado
  • Elemento elástico: Barra de torção

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 11,4 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/65 R15
  • Altura do flanco: 120 mm
  • Traseiros: 185/65 R15
  • Altura do flanco: 120 mm
  • Estepe: Não especificado

Dimensões

  • Comprimento: 4276 mm
  • Distância entre-eixos: 2760 mm
  • Bitola dianteira: 1434 mm
  • Porta-malas: 550 litros
  • Peso: 1308 kg
  • Reboque sem freio: Não especificado
  • Ângulo de entrada: Não especificado
  • Ângulo central: Não especificado
  • Inclinação lateral máx.: Não especificado
  • Altura mínima do solo: 140 mm
  • Largura: 1751 mm
  • Altura: 1660 mm
  • Bitola traseira: 1452 mm
  • Tanque de combustível: 55 litros
  • Carga útil: 519 kg
  • Reboque com freio: Não especificado
  • Ângulo de saída: Não especificado

Desempenho

  • Velocidade máxima: 189 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,4 s

Consumo

  • Rodoviário: 9,3 km/l (álcool) / 9,5 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 363 km (álcool)
  • Rodoviária: 512 km (álcool) / 523 km (gasolina)

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, Jornaldocarro, OLX e Webmotors.