A Citroën lançou uma atualização empolgante para o My Ami Pop, uma das versões populares da sua linha de veículos elétricos. Com um foco renovado no design e na funcionalidade, o novo My Ami Pop promete oferecer uma experiência de mobilidade elétrica mais dinâmica e personalizada. Neste artigo, exploraremos as mudanças visuais e funcionais que tornam o “carrinho” uma opção interessante no cenário de veículos elétricos e soluções de micro mobilidade.
Com suas atualizações no design e na funcionalidade, ele oferece uma opção atraente para aqueles que procuram um veículo elétrico compacto, ágil e personalizável. Com sua identidade visual renovada e recursos aprimorados de conectividade, o veículo se destaca como uma solução interessante para os desafios da mobilidade elétrica contemporânea.
O My Ami Pop mantém seu estilo peculiar que contribuiu para sua popularidade, mas agora apresenta algumas mudanças notáveis. A dianteira redesenhada, com novas molduras de faróis e uma faixa preta em torno do Duplo Chevron sob o para-brisa, confere ao veículo uma presença mais marcante. Além disso, a introdução de uma nova cor predominante, o infravermelho, e o uso de adesivos nesta tonalidade em várias partes do veículo, adicionam um toque distintivo à linha Citroën.
O destaque do design é o número “2”, que faz alusão à abordagem única do Citroën Ami à mobilidade. Este número foi incorporado de forma criativa nos adesivos laterais, e o contraste com o tom amarelo adiciona um elemento de interesse visual. Além disso, pequenos detalhes, como o círculo e o triângulo estilizados, inspirados no mundo digital, contribuem para a estética moderna do My Ami Pop.
Além das mudanças externas, o My Ami Pop também recebeu atualizações no interior para melhorar a experiência do usuário. Um novo seletor de condução foi adicionado ao console central, facilitando o acesso aos controles essenciais. O veículo está equipado com uma série de acessórios funcionais, como suporte para smartphone, redes de armazenamento e a caixa de conectividade Dat@mi, que permite aos usuários acessar informações importantes do veículo.
Para entretenimento e conectividade, o My Ami Pop vem com a interface My Ami Play, que transforma o smartphone em um painel de instrumentos acessível e fácil de usar. Com controles acessíveis através do botão Citroën Switch no volante, os motoristas podem manter o foco na estrada enquanto desfrutam de recursos como navegação, música e chamadas telefônicas.
A Stellantis anunciou recentemente a possibilidade de lançamento do Citroën Ami no mercado brasileiro. Com sua estreia bem-sucedida na Europa em 2022, o Ami conquistou um lugar especial como uma “solução de mobilidade” compacta e elétrica. Com dimensões reduzidas e destaque nas vantagens de locomoção em áreas urbanas estreitas, este veículo tem atraído atenção em diferentes cenários de uso. No entanto, algumas características técnicas levantam questionamentos sobre sua classificação legal, o que pode ter impactos significativos em sua comercialização no Brasil.
O Citroën Ami, com seu tamanho compacto de 2,4 metros de comprimento e 1,4 metro de largura, destaca-se como uma opção prática para navegar em espaços onde os veículos convencionais seriam grandes demais. Sua popularidade na Europa é atribuída à sua adaptabilidade em ruas estreitas, especialmente em cidades turísticas da Itália e da Grécia.
No entanto, a baixa potência de 8,5 cv e torque de 4,5 kgfm do Ami resulta em sua classificação ambígua em alguns países. Embora essa característica permita que adolescentes com 14 anos dirijam o veículo, também levanta questões regulatórias em locais que estabelecem requisitos mais rígidos para a condução de automóveis.
No contexto brasileiro, a classificação do Citroën Ami ainda é incerta. Considerando a possibilidade de enquadrá-lo como um quadriciclo, de acordo com a Resolução 573 do Contran, surgem desafios relacionados à exigência de habilitação específica, uso de capacete em vias públicas e instalação de airbags frontais. Essas regulamentações podem influenciar diretamente a estratégia de comercialização da Citroën no país.
Dado seu potencial, o veículo pode encontrar espaço em ambientes controlados, como shoppings, condomínios fechados e galpões de logística, atendendo a necessidades de mobilidade interna. Seu alcance de 75 km e velocidade máxima de 45 km/h tornam-no ideal para uso em tais cenários, destacando-se como uma opção viável para empresas que buscam soluções sustentáveis e aderentes aos princípios ESG.
Embora o preço do Citroën Ami no mercado brasileiro ainda não tenha sido divulgado, especula-se sobre sua possível faixa de preço com base em produtos similares da Stellantis comercializados na Europa. Considerando a possibilidade de uma margem de preço 50% superior à praticada na Europa, sugere-se que o veículo possa ser vendido por aproximadamente R$ 70 mil no Brasil.
No entanto, é importante considerar a proposta singular do Ami, que oferece uma alternativa charmosa e eficiente em termos de mobilidade elétrica. Apesar de suas limitações em termos de espaço interno e potência, o veículo pode se tornar uma opção interessante para consumidores que buscam uma solução prática e sustentável para deslocamentos urbanos.
Com sua estreia iminente, o Citroën Ami abre caminho para uma discussão mais ampla sobre os modelos de mobilidade e as possíveis inovações no mercado automotivo brasileiro. Seu lançamento pode sinalizar uma nova era de opções de mobilidade compacta e elétrica, despertando o interesse de consumidores em busca de soluções de transporte eficientes e acessíveis.
*Com informações da Stellantis, Ciroen, Vrum e OlharDigital.