Porque o motor a diesel não tem vela? Entenda como é feita a ignição dos motores do ciclo diesel

Quando falamos de motores, um dos aspectos mais fascinantes é entender as complexidades e as diferenças entre os motores a diesel e os convencionais a gasolina. Os motores a diesel operam de maneira única, dispensando certos componentes essenciais encontrados nos motores movidos a gasolina, o que os torna verdadeiramente notáveis em termos de design e funcionamento.
Publicado em Auto dia 13/12/2023 por Alan Corrêa

Quando se trata de motores, a diversidade entre os motores a diesel e a gasolina é fascinante. Vamos adentrar no mundo dos motores a diesel e desvendar suas particularidades, marcando a distinção notável em relação aos motores movidos a gasolina.

Os motores a diesel operam de forma distinta, dispensando peças fundamentais encontradas nos motores a gasolina. Enquanto estes últimos dependem das velas de ignição para iniciar o processo de combustão, os motores a diesel confiam na alta compressão do ar dentro dos cilindros para gerar calor e inflamar o combustível. Essa peculiaridade elimina a necessidade das velas de ignição, substituídas por velas incandescentes, que desempenham um papel crucial ao aquecer a câmara de combustão, especialmente durante partidas em condições de baixa temperatura. Estas velas, com capacidade para atingir temperaturas surpreendentes de até 800°C, desempenham um papel vital na facilitação da ignição do combustível.

Com um motor 2.4 turbodiesel mais potente, a nova L200 promete oferecer uma potência de 214 cv e um torque robusto de 48 kgfm, proporcionando uma experiência de condução mais ágil e responsiva.
Com um motor 2.4 turbodiesel mais potente, a nova L200 promete oferecer uma potência de 214 cv e um torque robusto de 48 kgfm, proporcionando uma experiência de condução mais ágil e responsiva.

Outro aspecto singular nos motores a diesel é a ausência da borboleta de aceleração. Enquanto nos motores a gasolina essa peça regula o ar admitido para controlar a velocidade, nos motores a diesel, a manipulação da velocidade de rotação é realizada pelo controle do fluxo de combustível direcionado à câmara de combustão. Essa diferença marcante de funcionamento destaca não apenas a singularidade, mas também a eficiência inerente aos motores a diesel.

No entanto, é importante compreender os desafios distintos associados aos motores a diesel. Em situações de mau funcionamento, esses motores podem disparar devido à ausência de um dispositivo equivalente à borboleta de aceleração, o que dificulta o controle imediato. Modelos mais modernos incorporam sistemas de proteção, mas diante deste cenário, bloquear a admissão de ar ou aplicar medidas drásticas pode ser necessário, embora estas possam acarretar danos significativos ao motor.

Explorar as particularidades dos motores a diesel não apenas revela sua engenhosidade mecânica, mas também ressalta os desafios únicos e a complexidade associada a estes propulsores.

*Com informações do AutoPapo, Moura, Wikipedia e QuatroRodas.