A Toyota está prestes a ampliar sua linha de SUVs no Brasil com o lançamento do Yaris Cross. O modelo, já conhecido em outros mercados, será produzido no país e trará características adaptadas ao público brasileiro. A montadora busca consolidar sua presença no segmento de SUVs compactos e oferecer uma alternativa entre os modelos já disponíveis.
O Yaris Cross será fabricado em Sorocaba (SP), utilizando a plataforma DNGA, que também é empregada em veículos da Daihatsu. O modelo brasileiro se diferencia da versão vendida na Europa, apresentando características específicas para mercados emergentes. A expectativa é que ele se posicione como uma opção intermediária na linha de utilitários da Toyota.
O novo SUV terá motorização flex e uma versão híbrida flex, combinando eficiência energética e desempenho. Além disso, contará com um pacote de tecnologia e segurança para competir com modelos estabelecidos no mercado. Com o início das vendas previsto para 2025, a Toyota investe na produção nacional e na ampliação da oferta de veículos híbridos no Brasil.
O Toyota Yaris Cross possui 4,31 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, 1,61 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,62 metros. Essas medidas posicionam o SUV dentro do segmento dos compactos, oferecendo espaço interno adequado para passageiros e carga.
O design do modelo segue a identidade visual global da Toyota, com elementos inspirados em veículos como Corolla Cross e RAV4. A grade frontal trapezoidal e os detalhes aerodinâmicos foram projetados para alinhar o SUV ao portfólio da marca. A lateral apresenta linhas marcantes que reforçam sua presença no mercado.
O Yaris Cross brasileiro será semelhante ao modelo lançado na Indonésia, adotando a plataforma DNGA. Essa estrutura foi desenvolvida para oferecer equilíbrio entre eficiência e robustez, permitindo melhor adaptação às condições de rodagem no Brasil. O design externo inclui faróis afilados e um conjunto óptico moderno, de acordo com a proposta da Toyota para seus SUVs.
O interior do Yaris Cross apresenta uma série de recursos voltados ao conforto e conectividade. Entre os principais itens estão o ar-condicionado digital, teto solar panorâmico e uma central multimídia com tela flutuante. O painel digital complementa a interface do veículo, proporcionando acesso intuitivo às informações de condução.
O modelo pode trazer equipamentos de assistência à condução, incluindo frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa. A iluminação interna e os materiais utilizados no acabamento foram projetados para atender às exigências do público brasileiro. Há também possibilidade de um volante multifuncional e faróis de neblina em LED.
O espaço interno foi projetado para oferecer conforto aos ocupantes, com disposição otimizada dos comandos e compartimentos de armazenamento. A Toyota deve disponibilizar diferentes configurações de acabamento para atender às preferências do mercado nacional.
O Yaris Cross terá duas opções de motorização no Brasil. A versão de entrada contará com um motor 1.5 aspirado flex de quatro cilindros, gerando até 110 cavalos de potência e 14,9 kgfm de torque. Essa configuração será acompanhada por uma transmissão automática CVT com simulação de sete marchas no modo manual.
A versão híbrida flex utilizará um motor 1.5 associado a um propulsor elétrico, seguindo a tecnologia já aplicada em outros modelos da Toyota. Essa combinação busca equilibrar consumo de combustível e desempenho, com potencial para alcançar até 30 km/l, dependendo do ciclo de uso. A transmissão CVT será mantida na versão híbrida, ajustada para otimizar a eficiência energética.
A Toyota poderá realizar ajustes na bateria da versão híbrida para adequar o conjunto ao mercado brasileiro. A expectativa é que a configuração ofereça uma alternativa viável para consumidores que buscam um SUV compacto com foco na economia de combustível e menor impacto ambiental.
O Yaris Cross será produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), como parte de um investimento de R$ 11 bilhões anunciado pela montadora até 2030. Esse valor inclui a ampliação da produção de veículos híbridos flex, alinhados às políticas de sustentabilidade e incentivos governamentais.
A construção de uma nova unidade fabril dentro do complexo de Sorocaba permitirá o aumento da produção de modelos eletrificados. Além disso, a Toyota planeja fabricar motores híbridos em Porto Real (RJ) e iniciar a produção local de baterias para veículos eletrificados a partir de 2026.
O investimento também terá impacto na geração de empregos, com previsão de 2 mil vagas diretas e até 10 mil indiretas na região. O governo paulista apoia a iniciativa, oferecendo benefícios fiscais para incentivar a produção de veículos com menor emissão de poluentes.
O Yaris Cross será lançado no Brasil com preços variando entre R$ 130 mil e R$ 180 mil, dependendo da versão e dos equipamentos oferecidos. O modelo se posicionará entre os SUVs compactos da Toyota, oferecendo uma alternativa ao Corolla Cross e competindo diretamente com outros veículos da categoria.
O objetivo da Toyota é atender consumidores que buscam um SUV compacto com tecnologias avançadas, motorização híbrida e um conjunto de segurança atualizado. A estratégia da montadora reforça sua presença no segmento e amplia a oferta de modelos eletrificados no Brasil.
Com o início da produção nacional, o Yaris Cross deve se tornar uma opção relevante para o mercado brasileiro. A expectativa é que o modelo contribua para o crescimento da Toyota no segmento de SUVs e fortaleça a posição da marca no setor de veículos híbridos flex.
Fonte: Carro.Blog.Br, Toyota e tecmundo.