A Honda lançou a linha 2025 da família New City, que apresenta atualizações no design, tecnologias de segurança e itens de conectividade para as versões Sedã e Hatchback. Desde seu lançamento, a família New City é reconhecida pelo design e pela tecnologia embarcada. A linha 2025 segue essa trajetória com mudanças voltadas para a distinção entre os modelos e a ampliação do Honda SENSING, sistema de assistência ativa à condução, que se tornou item de série a partir da versão EX.
O New City Sedã e o New City Hatchback passam a contar com uma diferenciação visual mais clara, com atualizações no design de suas carrocerias. O Sedã segue um estilo voltado à sofisticação, enquanto o Hatchback apresenta linhas que ressaltam um aspecto mais esportivo. No interior, ambos os modelos trazem novas funcionalidades e aprimoramentos em itens de conveniência e conectividade.
Os modelos possuem também atualizações importantes no conteúdo, que inclui equipamentos adicionais a partir da versão EX, como o Honda SENSING com a função Low Speed Follow e freios traseiros a disco, consolidando a linha New City 2025 como uma das mais completas no segmento em que atua.
Na linha 2025, a Honda buscou maior distinção estética entre o New City Sedã e o New City Hatchback. O Sedã adota um visual com linhas mais sofisticadas e elegantes, incluindo mudanças no para-choque, na grade frontal e nos acabamentos cromados. A grade frontal conta agora com elementos horizontais mais amplos, enquanto o para-choque foi redesenhado para linhas mais fluidas, resultando em um design que reforça o comprimento total, ampliado em 25 mm. Na traseira, o para-choque também apresenta novos elementos refletivos horizontais.
Já o New City Hatchback recebeu alterações que destacam o aspecto esportivo. A parte frontal apresenta um novo para-choque e uma grade redesenhada com acabamento Black Piano, o que ressalta um visual arrojado. Na traseira, o para-choque também foi atualizado, incluindo uma moldura inferior preta que explora a dinâmica do modelo. A dimensão total do Hatchback foi aumentada em 2 mm de comprimento, acompanhando as mudanças.
Ambos os modelos têm novas rodas, com variações conforme as versões. O New City Sedã LX conta com rodas de liga leve de 15” com acabamento diamantado e fundo cinza, enquanto as versões EX, EXL e Touring possuem rodas de aro 16” com acabamento diamantado e fundo preto, mesma configuração do Hatchback EX e EXL. A versão Touring do Hatchback conta ainda com uma roda exclusiva, de acabamento escurecido e fundo preto.
O interior do New City Sedã e do New City Hatchback recebeu melhorias para oferecer maior conveniência e praticidade aos ocupantes. A linha 2025 inclui o freio de estacionamento eletrônico (EPB) nas versões EX, EXL e Touring, com função Brake Hold, que mantém o veículo parado sem necessidade de pressionar o pedal de freio. A inclusão do EPB demandou um redesenho do console central, proporcionando um espaço mais moderno e funcional. Com esta atualização, os modelos também passam a ter freios traseiros a disco nessas versões.
Outro recurso prático incluído é o carregador sem fio para smartphones, permitindo carregamento sem a necessidade de cabos. A central multimídia foi aperfeiçoada e agora oferece conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de uma tela de LCD com melhor definição de imagem. A versão Touring também conta com ar-condicionado digital Dual Zone, permitindo ao motorista e ao passageiro dianteiro escolherem diferentes temperaturas, uma característica encontrada em segmentos superiores.
No que se refere à conectividade, a linha 2025 traz portas USB para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros. As versões EX, EXL e Touring têm duas portas USB do tipo A no painel e duas do tipo C para os passageiros traseiros. A central multimídia, comum a todas as versões, conta com uma nova interface e gráficos otimizados, incluindo três opções de papéis de parede e uma câmera de ré com imagens em alta resolução. Além disso, o LaneWatch, que monitora o ponto cego do veículo, está presente nas versões EXL e Touring do Sedã e na versão Touring do Hatchback.
O Honda SENSING, sistema de assistência ativa à condução da Honda, agora é item de série a partir da versão EX do New City 2025, tanto para o Sedã quanto para o Hatchback. A tecnologia inclui uma série de funções que ampliam a segurança para o condutor e os passageiros. A principal novidade é a função Low Speed Follow, que foi incorporada ao Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). Este recurso mantém uma distância segura do veículo à frente, mesmo em velocidades baixas, permitindo a parada total e retomada automática do movimento.
Além do ACC com LSF, o Honda SENSING conta com funções adicionais, como o CMBS, que aciona os freios ao detectar a possibilidade de colisão frontal, e o LKAS, que ajusta a direção para manter o veículo centralizado nas faixas de rodagem. O sistema RDM detecta a saída da pista e ajusta a direção para evitar a evasão, enquanto o AHB ajusta automaticamente entre farol baixo e farol alto, conforme a situação do tráfego.
Outros dispositivos de segurança estão presentes em todas as versões, como o assistente de estabilidade VSA, o assistente de partidas em rampa HSA e o alerta de pressão dos pneus TPMS. A estrutura da carroceria dos modelos New City utiliza a tecnologia ACE – Advanced Compatibility Engineering, que distribui a energia de colisões para preservar a integridade dos ocupantes. Todos os modelos possuem também seis airbags para maior proteção da cabine.
Os modelos da linha 2025 do New City Sedã e New City Hatchback mantêm o motor 1.5L de quatro cilindros, flex, com injeção direta de combustível e duplo comando no cabeçote. Esta motorização, reconhecida pela eficiência no consumo de combustível, atinge 126 cv de potência a 6.200 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm com etanol e 15,5 kgfm a 4.600 rpm com gasolina, segundo a Honda.
O câmbio CVT que equipa todos os modelos oferece os sistemas Step-shift e EDDB. O Step-shift é voltado para uma condução esportiva, simulando trocas de marcha em pontos fixos ao pressionar o acelerador de forma intensa. Já o sistema EDDB é projetado para atuar em declives, aplicando o freio-motor ao detectar a ação do pedal do freio, o que contribui para reduzir o desgaste dos freios e aumentar a segurança em descidas.
A suspensão dos modelos é composta por um sistema MacPherson na dianteira e um eixo de torção na traseira, ajustados para proporcionar estabilidade e conforto ao dirigir. A qualidade da estrutura e dos componentes do New City é resultado dos processos de produção da Honda, realizados na planta em Itirapina, SP, reconhecida por utilizar tecnologias modernas e de alta precisão.
A linha 2025 do New City oferece quatro versões para o Sedã e quatro para o Hatchback, cada uma com diferentes combinações de equipamentos e funcionalidades. Os preços variam de acordo com as versões e as características de cada uma.
Fonte: Carro.Blog.Br e Honda.