Lecar 459: mock-up do primeiro carro híbrido brasileiro é revelado

A Lecar revelou o mock-up do 459, primeiro híbrido brasileiro, que terá motor 1.0 turbo como gerador e tração elétrica. Com 165 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9s. Produzido na China, terá nacionalização parcial. A bateria de 18,4 kWh será fornecida pela WEG. O SUV cupê custará cerca de R$ 147.900.
Publicado por Alan Correa em Notícias dia 5/03/2025

A indústria automotiva brasileira avança em direção à eletrificação com o lançamento do primeiro híbrido nacional. A Lecar, nova montadora do mercado, apresentou a maquete do 459, um SUV cupê que será produzido inicialmente na China. O modelo terá um motor 1.0 turbo flex que atuará como gerador de energia para alimentar os motores elétricos.

O anúncio marca um novo passo para a empresa, que busca oferecer um veículo híbrido com foco na eficiência energética e na nacionalização de componentes. A fabricante pretende trazer a produção para o Brasil em um futuro próximo, com a meta de ter 83% das peças fabricadas localmente.

O Lecar 459 se posiciona no segmento de SUVs compactos e terá dimensões próximas às do Toyota Corolla Cross. Além do porte, o veículo contará com um porta-malas maior que o do modelo japonês e um conjunto motriz projetado para equilibrar desempenho e consumo.

Design e dimensões

A Lecar apresentou o mock-up do 459, um SUV cupê híbrido com motor 1.0 turbo que gera energia para os motores elétricos. O modelo será produzido na China antes da nacionalização parcial.
A Lecar apresentou o mock-up do 459, um SUV cupê híbrido com motor 1.0 turbo que gera energia para os motores elétricos. O modelo será produzido na China antes da nacionalização parcial.

O Lecar 459 terá um design de SUV cupê, com um caimento acentuado do teto na traseira. O modelo será menor que o Toyota Corolla Cross, mas terá uma distância entre-eixos ligeiramente superior.

O veículo terá 4,35 metros de comprimento, 1,82 metros de largura, 1,52 metros de altura e um entre-eixos de 2,70 metros. Seu porta-malas terá capacidade de 530 litros, superando os 440 litros do Corolla Cross.

O design segue a tendência de SUVs cupês, trazendo um formato aerodinâmico e um porte adequado para o segmento. O tamanho do veículo o posiciona entre os SUVs compactos e os sedãs médios que estão perdendo espaço no mercado.

Motorização e desempenho

O motor 1.0 turbo flex da Horse gera 122 cv, enquanto os motores elétricos elevam a potência combinada para 165 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 10,9 segundos, superando rivais híbridos.
O motor 1.0 turbo flex da Horse gera 122 cv, enquanto os motores elétricos elevam a potência combinada para 165 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 10,9 segundos, superando rivais híbridos.

O Lecar 459 será um híbrido de autonomia estendida, no qual o motor a combustão não traciona as rodas, servindo apenas como gerador de energia para a bateria. O sistema será semelhante ao utilizado no BMW i3.

O modelo terá um motor 1.0 turbo flex de 122 cv a 5.000 rpm e torque de 22 kgfm. A potência total combinada será de 165 cv, com torque máximo de 26 kgfm. O veículo acelerará de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, cerca de dois segundos mais rápido que o Corolla Cross híbrido.

O motor a combustão será fornecido pela Horse, empresa do grupo Renault. Já os geradores e inversores ficarão sob responsabilidade da WEG, que também desenvolverá o motor elétrico do SUV.

Bateria e sistema elétrico

O motor 1.0 turbo flex da Horse gera 122 cv, enquanto os motores elétricos elevam a potência combinada para 165 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 10,9 segundos, superando rivais híbridos.
O motor 1.0 turbo flex da Horse gera 122 cv, enquanto os motores elétricos elevam a potência combinada para 165 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 10,9 segundos, superando rivais híbridos.

O conjunto elétrico do Lecar 459 contará com uma bateria de 18,4 kWh, composta por 96 células. Esse valor é superior ao do Jeep Grand Cherokee 4xe, que possui bateria de 17,3 kWh.

O motor a combustão servirá para recarregar a bateria quando o nível estiver entre 30% e 90%, garantindo maior autonomia ao veículo. O sistema funcionará de maneira semelhante ao de modelos híbridos de autonomia estendida, priorizando o uso da energia elétrica sempre que possível.

Além do motor elétrico e do inversor, a WEG será responsável pelo desenvolvimento do gerador de energia. O objetivo da Lecar é garantir que o modelo utilize uma matriz energética compatível com o mercado nacional, privilegiando o uso de etanol.

Produção e nacionalização

O Lecar 459 será lançado primeiro com produção chinesa e, após nacionalização, terá 83% das peças fabricadas no Brasil. Isso facilitará a reposição e reduzirá custos logísticos no pós-venda.
O Lecar 459 será lançado primeiro com produção chinesa e, após nacionalização, terá 83% das peças fabricadas no Brasil. Isso facilitará a reposição e reduzirá custos logísticos no pós-venda.

As primeiras unidades do Lecar 459 serão produzidas na China, devido à infraestrutura consolidada do país para a fabricação de veículos eletrificados. No entanto, a Lecar já tem planos de nacionalizar a produção do modelo.

Após a instalação de sua linha de montagem no Brasil, a empresa pretende alcançar um índice de nacionalização de 83% dos componentes. A fabricação local reduzirá custos logísticos e facilitará a reposição de peças.

A escolha da China como ponto inicial para a produção se deu pelo conhecimento do país em veículos eletrificados. A Lecar, por outro lado, busca adequar o modelo ao mercado brasileiro, adaptando o projeto às condições locais.

Ficha técnica

  • Motor: 1.0 turbo
  • Combustível: flex
  • Potência: 122 cv a 5.000 rpm
  • Torque: 22 kgfm
  • Potência combinada: 165 cv
  • Torque combinado: 26 kgfm
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 segundos
  • Comprimento: 4,35 m
  • Largura: 1,82 m
  • Altura: 1,52 m
  • Entre-eixos: 2,70 m
  • Porta-malas: 530 litros
  • Rodas: 18 polegadas
  • Pneus: 225/50
  • Preço: R$ 147.900

Perspectivas para o Lecar 459

O Lecar 459 representa um novo passo na eletrificação do mercado brasileiro. Com um motor híbrido de autonomia estendida e um sistema de produção que busca nacionalização, o modelo se posiciona como uma opção no segmento de SUVs compactos.

A estratégia da marca inclui a utilização de fornecedores nacionais para garantir melhor custo-benefício e viabilidade no mercado. Empresas como a WEG e a Horse fazem parte do projeto, contribuindo para o desenvolvimento do conjunto motriz e do sistema elétrico.

Com a chegada do modelo, a Lecar busca consolidar sua posição no setor automotivo, apostando na eletrificação e na nacionalização de sua linha de veículos. O desempenho do 459 no mercado dependerá de fatores como custo, aceitação do público e infraestrutura de recarga.

Fonte: Carro.Blog.Br, Lecar e G1.