Ficha técnica do Hyundai Santa Fe 3.3 V6 2017 para quem vai comprar; confira fotos e consumo

Pensando em um SUV usado com 7 lugares e motor V6? O Santa Fe 2017 entrega espaço, potência e tração integral. Serve bem pra família e estrada. Gasta bastante e peças podem custar caro. Veja histórico, revisões e suspensão. Ideal pra quem prioriza conforto e desempenho.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 31/03/2025

Lançado em sua terceira geração, o Hyundai Santa Fe 3.3 V6 2017 é um utilitário esportivo que se posiciona entre os modelos médios, trazendo motor V6 e capacidade para até sete ocupantes. Importado e montado sobre a plataforma Y6, o modelo tem proposta voltada para famílias e motoristas que necessitam de um veículo com múltiplas configurações de uso.

Pontos Principais:

  • Motor V6 3.3 com 270 cv e torque de 32,4 kgfm, com tração integral sob demanda.
  • Capacidade para 7 ocupantes e porta-malas variável entre 120 e 440 litros.
  • Consumo médio de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada, com autonomia de até 589 km.
  • Suspensão independente nas quatro rodas, direção elétrica e freios a disco ventilado e sólido.
  • Preço médio de R$ 150.020, com variação conforme quilometragem e estado de conservação.

O modelo oferece uma configuração de tração integral sob demanda, o que amplia a gama de terrenos em que pode ser utilizado, sem, no entanto, posicioná-lo entre os SUVs voltados ao fora de estrada extremo. Com conjunto mecânico e estrutural voltado à estabilidade e conforto, o Santa Fe 2017 foca em proporcionar dirigibilidade versátil tanto no ambiente urbano quanto em viagens.

O SUV se destaca também pela entrega de torque e potência proporcionada pelo motor V6 de 3.342 cm³, além de dimensões que privilegiam o espaço interno e a capacidade de carga, mesmo quando os sete assentos estão em uso. A seguir, serão abordadas de forma detalhada as características técnicas, de desempenho, consumo, dimensões e demais informações relevantes para quem busca compreender o funcionamento e a proposta do modelo.

Desempenho

O Hyundai Santa Fe 3.3 V6 usado combina motor potente com 270 cv e torque de 32,4 kgfm a gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 9 s e atinge 223 km/h, ideal para viagens e estrada.
O Hyundai Santa Fe 3.3 V6 usado combina motor potente com 270 cv e torque de 32,4 kgfm a gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 9 s e atinge 223 km/h, ideal para viagens e estrada.

O Hyundai Santa Fe 3.3 V6 2017 conta com motor transversal de seis cilindros em V, com aspiração natural e injeção multiponto. Com 270 cv de potência máxima a 6.400 rpm e torque de 32,4 kgfm a 5.300 rpm, a entrega é suficiente para movimentar os 1.773 kg do veículo com autonomia e estabilidade.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9 segundos, com velocidade máxima de 223 km/h. O câmbio automático de seis marchas com conversor de torque permite trocas suaves e bem distribuídas para o aproveitamento pleno da curva de potência e torque.

A tração integral sob demanda, combinada à suspensão independente e direção com assistência elétrica, resulta em um comportamento dinâmico estável em diferentes condições de piso. Os freios a disco ventilado na dianteira e sólidos na traseira complementam o conjunto de segurança ativa.

Consumo e autonomia

O consumo urbano fica em 7,1 km/l e na estrada chega a 9,2 km/l. Com tanque de 64 litros, a autonomia varia entre 454 km e 589 km, exigindo atenção nos custos de rodagem.
O consumo urbano fica em 7,1 km/l e na estrada chega a 9,2 km/l. Com tanque de 64 litros, a autonomia varia entre 454 km e 589 km, exigindo atenção nos custos de rodagem.

Em relação ao consumo, o Santa Fe V6 apresenta números compatíveis com sua motorização e porte. No ambiente urbano, a média é de 7,1 km/l com gasolina, enquanto na estrada, o desempenho alcança 9,2 km/l, de acordo com dados de mercado.

O tanque de combustível comporta 64 litros, o que proporciona autonomia aproximada de 454 km na cidade e 589 km em rodovias. Esses valores variam conforme o estilo de condução, carga transportada e condições climáticas.

Considerando seu peso, potência e capacidade de transporte, os números de consumo e autonomia se enquadram dentro do esperado para SUVs médios com motorizações V6 aspiradas.

Interior

Com capacidade para 7 ocupantes, tem porta-malas entre 120 e 440 litros. A carga útil é de 737 kg. Há conforto, espaço e tecnologias para uso familiar e diário.
Com capacidade para 7 ocupantes, tem porta-malas entre 120 e 440 litros. A carga útil é de 737 kg. Há conforto, espaço e tecnologias para uso familiar e diário.

O interior do Hyundai Santa Fe 2017 é configurado para até sete passageiros, distribuídos em três fileiras de bancos. Quando os sete lugares estão ocupados, o porta-malas possui capacidade de 120 litros. Com os assentos da terceira fileira rebatidos, o volume chega a 440 litros.

A carga útil é de 737 kg, permitindo o transporte de bagagens, equipamentos ou passageiros sem comprometer o desempenho. A modularidade interna favorece diferentes formas de uso, seja em viagens familiares ou no deslocamento urbano com menos ocupantes.

A ergonomia e o espaço para pernas e ombros também se destacam dentro da categoria, favorecendo o conforto para ocupantes em todas as fileiras. A posição elevada de dirigir, comum aos SUVs, facilita a visibilidade do motorista em meio ao tráfego.

Dimensões

A suspensão é independente nas quatro rodas e a direção tem assistência elétrica. Isso garante dirigibilidade estável, mas ruídos ou desgastes devem ser avaliados.
A suspensão é independente nas quatro rodas e a direção tem assistência elétrica. Isso garante dirigibilidade estável, mas ruídos ou desgastes devem ser avaliados.

O Hyundai Santa Fe 2017 mede 4.690 mm de comprimento, 1.885 mm de largura, 1.680 mm de altura e tem entre-eixos de 2.700 mm. Esses números posicionam o modelo como um SUV médio, com equilíbrio entre espaço interno e dirigibilidade em ambientes urbanos.

A suspensão é independente do tipo McPherson na dianteira e multibraço na traseira, ambas com molas helicoidais. Essa configuração favorece o controle dinâmico da carroceria, contribuindo para estabilidade e absorção de irregularidades no solo.

O veículo possui altura mínima do solo de 185 mm, ângulo de entrada de 16,9 graus e ângulo de saída de 21,5 graus. O ângulo central é de 17,1 graus, permitindo transpor obstáculos urbanos como lombadas e rampas sem dificuldades, além de uma capacidade moderada para percursos fora do asfalto.

O motor do Santa Fe é da família Lambda, com seis cilindros dispostos em V e 3.342 cm³ de deslocamento. Cada cilindro conta com quatro válvulas, totalizando 24, com comando variável tanto na admissão quanto no escape, acionados por corrente. A razão de compressão é de 10,6:1.

As dimensões internas incluem 92 mm de diâmetro do cilindro e curso do pistão de 83,8 mm. O peso/potência é de 6,57 kg/cv, enquanto o peso/torque fica em 54,7 kg/kgfm. A potência específica é de 80,8 cv/litro, e o torque específico é de 9,7 kgfm/litro.

A transmissão é automática de seis marchas, acoplada a um sistema de tração integral sob demanda, com acoplamento por conversor de torque. Essa configuração fornece aderência adicional em pisos escorregadios e melhora a distribuição de força em diferentes situações de uso.

O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, o que assegura dissipação de calor adequada nas frenagens em diferentes condições. A atuação eficiente dos freios contribui para a segurança e estabilidade do veículo.

A direção possui assistência elétrica e raio de giro de 10,9 metros, o que favorece manobras mesmo em espaços urbanos mais restritos, considerando o porte do SUV. Essa assistência proporciona resposta progressiva em velocidades variadas.

Os pneus são 235/60 R18, com altura de flanco de 141 mm tanto na dianteira quanto na traseira. Essa medida combina estabilidade com absorção de impactos, sendo adequada para um SUV com características mistas de uso.

Mercado e preço

Freios a disco nas quatro rodas, controle de tração e estabilidade compõem a segurança. Confirme funcionamento dos sistemas eletrônicos ao avaliar o modelo.
Freios a disco nas quatro rodas, controle de tração e estabilidade compõem a segurança. Confirme funcionamento dos sistemas eletrônicos ao avaliar o modelo.

O Hyundai Santa Fe 3.3 V6 2017 possui preço médio de R$ 150.020, de acordo com levantamentos de mercado em plataformas como OLX e Webmotors. Essa estimativa pode variar conforme estado de conservação, quilometragem, histórico de manutenção e localização do veículo.

Embora represente um investimento inicial considerável, o modelo pode ser uma alternativa para quem busca um SUV com motorização potente, espaço para sete ocupantes e características técnicas voltadas à estabilidade e versatilidade.

É recomendável a realização de um test drive antes da decisão de compra, assim como avaliação completa do histórico do veículo, incluindo revisões, recalls e manutenção preventiva.

Ficha Técnica do Hyundai Santa Fe 3.3 V6 2017

Geral

  • Ano: 2017
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Gasolina
  • Procedência: Importado
  • Configuração: SUV
  • Porte: Médio
  • Lugares: 7
  • Portas: 4
  • Geração: 3
  • Plataforma: Y6
  • Série: DM

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 6 em V
  • Cilindrada unitária: 557 cm3
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 10,6:1
  • Deslocamento: 3342 cm3
  • Código do motor: Lambda
  • Peso/potência: 6,57 kg/cv
  • Peso/torque: 54,7 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Admissão e escape
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 92 mm
  • Curso do pistão: 83,8 mm
  • Potência máxima: 270 cv a 6400 rpm
  • Torque máximo: 32,4 kgfm a 5300 rpm
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Potência específica: 80,8 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Integral sob demanda
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, multibraço
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,9 m

Pneus

  • Dianteiros: 235/60 R18
  • Altura do flanco: 141 mm
  • Traseiros: 235/60 R18
  • Altura do flanco: 141 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4690 mm
  • Distância entre-eixos: 2700 mm
  • Bitola dianteira: 1628 mm
  • Porta-malas 7 lugares: 120 litros
  • Peso: 1773 kg
  • Ângulo de entrada: 16,9 graus
  • Ângulo central: 17,1 graus
  • Altura mínima do solo: 185 mm
  • Largura: 1885 mm
  • Altura: 1680 mm
  • Bitola traseira: 1638 mm
  • Tanque de combustível: 64 litros
  • Carga útil: 737 kg
  • Ângulo de saída: 21,5 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 223 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 9 s

Consumo

  • Rodoviário: 9,2 km/l

Autonomia

  • Urbana: 454 km
  • Rodoviária: 589 km

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, OLX e Webmotors.