Ficha técnica completa do Toyota Bandeirante 3.7 2001 diesel

O Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 é um modelo que marcou a história do mercado automotivo brasileiro. Produzido pela Toyota no Brasil, o veículo se destacou por sua estrutura robusta e mecânica simples, características que o tornaram uma opção para quem buscava um utilitário funcional. O modelo encerrou sua produção em 2001, depois […]
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros dia 18/02/2025

O Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 é um modelo que marcou a história do mercado automotivo brasileiro. Produzido pela Toyota no Brasil, o veículo se destacou por sua estrutura robusta e mecânica simples, características que o tornaram uma opção para quem buscava um utilitário funcional. O modelo encerrou sua produção em 2001, depois de mais de quatro décadas de fabricação, sendo amplamente utilizado em aplicações que exigiam resistência e capacidade de superar terrenos difíceis.

Pontos Principais:

  • O Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 foi produzido até 2001, sendo um dos últimos modelos da linha no Brasil.
  • Equipado com motor diesel 3.7 de 96 cv e tração 4×4 temporária, projetado para enfrentar terrenos desafiadores.
  • Possui suspensão com eixo rígido e feixe de molas semielípticas, garantindo resistência e durabilidade.
  • Seu consumo médio é de 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, com autonomia de até 756 km.
  • No mercado de usados, os preços variam entre R$ 41 mil e R$ 96 mil, dependendo da versão e do estado de conservação.

Com um motor a diesel de 3.7 litros e tração integral temporária, o Bandeirante foi projetado para enfrentar estradas e trilhas desafiadoras. Sua estrutura em chassi e a suspensão com feixe de molas semielípticas garantiram durabilidade e desempenho adequado para o uso off-road. No entanto, quando comparado a veículos mais modernos, seu desempenho pode ser considerado limitado, com velocidade máxima de 125 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 30 segundos.

O modelo foi oferecido em diferentes versões, incluindo picapes e jipes com capota de lona ou aço, atendendo a uma demanda variada. Com uma construção simples e mecânica confiável, o Bandeirante ainda é valorizado no mercado de usados, principalmente entre entusiastas e colecionadores que buscam veículos clássicos para restauração ou uso em condições extremas.

Motorização e Desempenho

O Toyota Bandeirante usado é um jipe resistente, ideal para trilhas e trabalho pesado. Seu motor 3.7 diesel entrega 96 cv, com consumo de 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
O Toyota Bandeirante usado é um jipe resistente, ideal para trilhas e trabalho pesado. Seu motor 3.7 diesel entrega 96 cv, com consumo de 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

O Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 conta com um motor de quatro cilindros em linha, instalado na posição longitudinal dianteira. Esse propulsor de 3661 cm³ possui aspiração natural e injeção direta de combustível, entregando 96 cv de potência a 3400 rpm e 24,4 kgfm de torque a 2200 rpm. A relação peso/potência do veículo é de 18,02 kg/cv, enquanto o peso/torque é de 70,9 kg/kgfm.

A transmissão é manual de cinco marchas, acoplada a um sistema de tração integral temporária. O acoplamento da embreagem é feito por um monodisco a seco, permitindo um controle eficiente em diferentes condições de terreno. O conjunto mecânico do veículo prioriza a força e a capacidade de enfrentar obstáculos, tornando-o adequado para percursos fora de estrada.

Apesar de sua robustez, o desempenho não é um dos destaques do modelo. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em aproximadamente 30 segundos, enquanto a velocidade máxima registrada é de 125 km/h. Esse desempenho reflete o foco do veículo, que não foi projetado para velocidade, mas sim para resistência e funcionalidade em terrenos difíceis.

Estrutura e Suspensão

A transmissão manual de 5 marchas e tração 4x4 temporária garantem força, mas a aceleração é lenta. O desempenho prioriza resistência, não velocidade ou dirigibilidade urbana.
A transmissão manual de 5 marchas e tração 4×4 temporária garantem força, mas a aceleração é lenta. O desempenho prioriza resistência, não velocidade ou dirigibilidade urbana.

O modelo possui um chassi reforçado e suspensão robusta para suportar condições adversas. A suspensão dianteira e traseira utilizam eixo rígido com feixe de molas semielípticas, um sistema tradicionalmente empregado em veículos utilitários e caminhões devido à sua resistência e facilidade de manutenção.

O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, garantindo um controle eficiente mesmo em terrenos acidentados. O diâmetro de giro do veículo é de 10,6 metros, um valor adequado para um jipe de porte médio.

As rodas são de aço de 16 polegadas, equipadas com pneus 215/80 R16. O veículo possui ângulo de entrada de 40 graus e ângulo de saída de 31 graus, características que favorecem sua capacidade de transpor obstáculos e enfrentar inclinações acentuadas.

Consumo e Autonomia

A estrutura robusta resiste ao tempo, mas a suspensão rígida e freios a tambor traseiros exigem atenção. O sistema de direção hidráulica facilita manobras, mas o diâmetro de giro é grande.
A estrutura robusta resiste ao tempo, mas a suspensão rígida e freios a tambor traseiros exigem atenção. O sistema de direção hidráulica facilita manobras, mas o diâmetro de giro é grande.

O consumo de combustível do Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 varia de acordo com o tipo de trajeto. Em ambiente urbano, o veículo registra uma média de 9 km/l, enquanto em rodovias o consumo melhora para 12 km/l. Esses números são compatíveis com a proposta do modelo, que não prioriza eficiência energética, mas sim resistência e capacidade off-road.

Com um tanque de combustível de 63 litros, o jipe tem uma autonomia estimada de 567 km em ambiente urbano e 756 km em rodovias. Esse alcance permite ao veículo operar por longos períodos sem a necessidade frequente de reabastecimento, um fator importante para quem utiliza o modelo em expedições ou locais remotos.

Capacidades e Dimensões

Para escolher bem, prefira unidades com histórico de manutenção, sem ferrugem e com motor em bom estado. Evite versões com muitas adaptações, pois podem comprometer a mecânica.
Para escolher bem, prefira unidades com histórico de manutenção, sem ferrugem e com motor em bom estado. Evite versões com muitas adaptações, pois podem comprometer a mecânica.

O Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona possui dimensões compatíveis com sua proposta utilitária. O comprimento total do veículo é de 3930 mm, com uma distância entre eixos de 2285 mm. A largura é de 1665 mm e a altura total atinge 1982 mm. A altura mínima do solo é de 210 mm, proporcionando um vão livre adequado para transpor obstáculos.

A capacidade de carga útil do modelo é de 420 kg, permitindo o transporte de equipamentos e suprimentos sem comprometer o desempenho. O porta-malas tem uma capacidade de 100 litros, podendo ser complementado pelo espaço interno do veículo.

Itens de Equipamento

Na compra, verifique corrosão no chassi, desgaste na embreagem e vazamentos no motor. Teste a tração 4x4 e suspensão. Peças podem ser difíceis de achar, exigindo avaliação cuidadosa.
Na compra, verifique corrosão no chassi, desgaste na embreagem e vazamentos no motor. Teste a tração 4×4 e suspensão. Peças podem ser difíceis de achar, exigindo avaliação cuidadosa.

O Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 conta com equipamentos que atendem às necessidades básicas de um veículo utilitário. No quesito segurança, o modelo possui freios a disco ventilados na dianteira e tambores na traseira, além de tração 4×4 acionável manualmente.

No interior, os bancos são revestidos em vinil e o painel apresenta um layout analógico simples. A direção possui assistência hidráulica, facilitando a condução, principalmente em manobras e terrenos acidentados.

Entre os opcionais disponíveis, destacam-se o guincho frontal, faróis auxiliares, para-choques tubulares e protetores para o cárter e diferencial. Esses itens adicionais são úteis para quem pretende utilizar o veículo em condições mais extremas.

Preços no Mercado de Usados

Esse carro usado serve para quem busca um veículo robusto para trabalho pesado ou lazer off-road. Não prioriza conforto ou tecnologia, mas oferece resistência e confiabilidade.
Esse carro usado serve para quem busca um veículo robusto para trabalho pesado ou lazer off-road. Não prioriza conforto ou tecnologia, mas oferece resistência e confiabilidade.

O Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 é um veículo valorizado no mercado de usados, principalmente entre entusiastas de modelos clássicos. Os preços variam de acordo com o estado de conservação e versão do modelo.

  • Toyota Bandeirante Picape Chassi Curto Diesel 2001 – R$ 41 mil
  • Toyota Bandeirante Picape Chassi Longo Diesel 2001 – R$ 70 mil
  • Toyota Bandeirante Picape CD 2p Chassi Longo Diesel 2001 – R$ 71 mil
  • Toyota Bandeirante Picape CD 4p Chassi Longo Diesel 2001 – R$ 85 mil
  • Toyota Bandeirante Jipe Capota de Lona Diesel 2001 – R$ 93 mil
  • Toyota Bandeirante Jipe Capota de Aço Chassi Curto Diesel 2001 – R$ 95 mil
  • Toyota Bandeirante Jipe Capota de Aço Chassi Longo Diesel 2001 – R$ 96 mil

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Ficha Técnica do Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001

Geral

  • Ano: 2001
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Diesel
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Jipe
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 2
  • Geração: –
  • Plataforma: –
  • Série: J40

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Longitudinal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 915 cm³
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Razão de compressão: 18:1
  • Deslocamento: 3661 cm³
  • Código do motor: 14B
  • Peso/potência: 18,02 kg/cv
  • Peso/torque: 70,9 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção direta
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Variação do comando: –
  • Acionamento comando: –
  • Diâmetro do cilindro: 102 mm
  • Curso do pistão: 112 mm
  • Potência máxima: 96 cv a 3400 rpm
  • Torque máximo: 24,4 kgfm a 2200 rpm
  • Torque específico: 6,7 kgfm/litro
  • Potência específica: 26,2 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Integral temporária
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Eixo rígido
  • Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 215/80 R16
  • Altura do flanco: 172 mm
  • Traseiros: 215/80 R16
  • Altura do flanco: 172 mm
  • Estepe: –

Dimensões

  • Comprimento: 3930 mm
  • Distância entre-eixos: 2285 mm
  • Bitola dianteira: 1415 mm
  • Porta-malas: 100 litros
  • Peso: 1730 kg
  • Reboque sem freio: –
  • Ângulo de entrada: 40 graus
  • Ângulo central: –
  • Inclinação lateral máx.: –
  • Altura mínima do solo: 210 mm
  • Largura: 1665 mm
  • Altura: 1982 mm
  • Bitola traseira: 1400 mm
  • Tanque de combustível: 63 litros
  • Carga útil: 420 kg
  • Reboque com freio: –
  • Ângulo de saída: 31 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 125 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 30 s

Consumo

  • Urbano: 9 km/l
  • Rodoviário: 12 km/l

Autonomia

  • Urbana: 567 km
  • Rodoviária: 756 km

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, OLX e Webmotors.