O Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 é um modelo que marcou a história do mercado automotivo brasileiro. Produzido pela Toyota no Brasil, o veículo se destacou por sua estrutura robusta e mecânica simples, características que o tornaram uma opção para quem buscava um utilitário funcional. O modelo encerrou sua produção em 2001, depois de mais de quatro décadas de fabricação, sendo amplamente utilizado em aplicações que exigiam resistência e capacidade de superar terrenos difíceis.
Pontos Principais:
Com um motor a diesel de 3.7 litros e tração integral temporária, o Bandeirante foi projetado para enfrentar estradas e trilhas desafiadoras. Sua estrutura em chassi e a suspensão com feixe de molas semielípticas garantiram durabilidade e desempenho adequado para o uso off-road. No entanto, quando comparado a veículos mais modernos, seu desempenho pode ser considerado limitado, com velocidade máxima de 125 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 30 segundos.
O modelo foi oferecido em diferentes versões, incluindo picapes e jipes com capota de lona ou aço, atendendo a uma demanda variada. Com uma construção simples e mecânica confiável, o Bandeirante ainda é valorizado no mercado de usados, principalmente entre entusiastas e colecionadores que buscam veículos clássicos para restauração ou uso em condições extremas.
O Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 conta com um motor de quatro cilindros em linha, instalado na posição longitudinal dianteira. Esse propulsor de 3661 cm³ possui aspiração natural e injeção direta de combustível, entregando 96 cv de potência a 3400 rpm e 24,4 kgfm de torque a 2200 rpm. A relação peso/potência do veículo é de 18,02 kg/cv, enquanto o peso/torque é de 70,9 kg/kgfm.
A transmissão é manual de cinco marchas, acoplada a um sistema de tração integral temporária. O acoplamento da embreagem é feito por um monodisco a seco, permitindo um controle eficiente em diferentes condições de terreno. O conjunto mecânico do veículo prioriza a força e a capacidade de enfrentar obstáculos, tornando-o adequado para percursos fora de estrada.
Apesar de sua robustez, o desempenho não é um dos destaques do modelo. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em aproximadamente 30 segundos, enquanto a velocidade máxima registrada é de 125 km/h. Esse desempenho reflete o foco do veículo, que não foi projetado para velocidade, mas sim para resistência e funcionalidade em terrenos difíceis.
O modelo possui um chassi reforçado e suspensão robusta para suportar condições adversas. A suspensão dianteira e traseira utilizam eixo rígido com feixe de molas semielípticas, um sistema tradicionalmente empregado em veículos utilitários e caminhões devido à sua resistência e facilidade de manutenção.
O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, garantindo um controle eficiente mesmo em terrenos acidentados. O diâmetro de giro do veículo é de 10,6 metros, um valor adequado para um jipe de porte médio.
As rodas são de aço de 16 polegadas, equipadas com pneus 215/80 R16. O veículo possui ângulo de entrada de 40 graus e ângulo de saída de 31 graus, características que favorecem sua capacidade de transpor obstáculos e enfrentar inclinações acentuadas.
O consumo de combustível do Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 varia de acordo com o tipo de trajeto. Em ambiente urbano, o veículo registra uma média de 9 km/l, enquanto em rodovias o consumo melhora para 12 km/l. Esses números são compatíveis com a proposta do modelo, que não prioriza eficiência energética, mas sim resistência e capacidade off-road.
Com um tanque de combustível de 63 litros, o jipe tem uma autonomia estimada de 567 km em ambiente urbano e 756 km em rodovias. Esse alcance permite ao veículo operar por longos períodos sem a necessidade frequente de reabastecimento, um fator importante para quem utiliza o modelo em expedições ou locais remotos.
O Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona possui dimensões compatíveis com sua proposta utilitária. O comprimento total do veículo é de 3930 mm, com uma distância entre eixos de 2285 mm. A largura é de 1665 mm e a altura total atinge 1982 mm. A altura mínima do solo é de 210 mm, proporcionando um vão livre adequado para transpor obstáculos.
A capacidade de carga útil do modelo é de 420 kg, permitindo o transporte de equipamentos e suprimentos sem comprometer o desempenho. O porta-malas tem uma capacidade de 100 litros, podendo ser complementado pelo espaço interno do veículo.
O Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 conta com equipamentos que atendem às necessidades básicas de um veículo utilitário. No quesito segurança, o modelo possui freios a disco ventilados na dianteira e tambores na traseira, além de tração 4×4 acionável manualmente.
No interior, os bancos são revestidos em vinil e o painel apresenta um layout analógico simples. A direção possui assistência hidráulica, facilitando a condução, principalmente em manobras e terrenos acidentados.
Entre os opcionais disponíveis, destacam-se o guincho frontal, faróis auxiliares, para-choques tubulares e protetores para o cárter e diferencial. Esses itens adicionais são úteis para quem pretende utilizar o veículo em condições mais extremas.
O Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001 é um veículo valorizado no mercado de usados, principalmente entre entusiastas de modelos clássicos. Os preços variam de acordo com o estado de conservação e versão do modelo.
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Fonte: Guia de usados, Wikipedia, OLX e Webmotors.