O icônico Audi R8 deu suas últimas voltas na semana passada para comemorar seus 15 anos nos Estados Unidos como um dos principais supercarros de sua época. Desde seu lançamento nos EUA em 2008, o R8 se tornou um ícone da marca e o auge de desempenho para a Audi, conquistando o prêmio de Carro Mundial de Performance do Ano em 2008 e 2016, além de provar sua autenticidade nas pistas ao vencer todas as principais corridas de resistência ao redor do mundo.
O R8 continua a estratégia da Audi de validar suas tecnologias de corrida nas pistas e trazê-las para as estradas. Essa mesma estratégia será aplicada à medida que a marca migra para o desempenho eletrificado com sua entrada na Fórmula 1 em 2026.
A Audi sempre foi reconhecida por trazer tecnologia de corrida para as estradas. Nas décadas de 1970 e 1990, a Audi dominou o circuito de rally com o quattro na terra e venceu o título de pilotos na série IMSA GTO/Trans-Am no asfalto. A busca implacável da Audi pela vitória também se destacou em Le Mans, conquistando 13 vitórias gerais, e mais tarde na Fórmula E, sendo a equipe mais bem-sucedida até o momento. Em 2009, a Audi desenvolveu um carro para seu primeiro programa de corridas para clientes com a introdução do Audi R8 GT3 LMS.
Nenhum outro carro de produção da Audi esteve tão próximo das corridas quanto o R8 – o nome do carro até vem do protótipo de corrida campeão R8 LMP, que dominou as 24 Horas de Le Mans com cinco vitórias consecutivas entre 2000 e 2005. O carro de corrida R8 LMP estabeleceu o legado da marca no mundo das corridas de resistência e abriu caminho para o carro de rua R8.
O esforço da Audi Sport R8 LMP Le Mans no automobilismo proporcionou aos engenheiros e designers um cenário ideal para colocar em prática o ethos ‘Vorsprung durch Technik’ da marca – incorporando tecnologias comprovadas na pista, como a tecnologia de injeção direta FSI e iluminação LED, em seus carros de rua.
Para celebrar a dominação da marca nas corridas de resistência, a Audi encarregou sua equipe de design de criar o conceito Le Mans quattro, que estreou no Salão do Automóvel de Frankfurt em 2003. O conceito foi tão bem recebido que os planos de produção foram finalizados. O carro de rua Audi R8 estreou mais tarde em 2006 no Salão do Automóvel de Paris e foi lançado nos EUA em 2008. “Nunca houve um conceito como este na história da marca; não havia modelos anteriores”, disse Frank Lamberty, designer do conceito R8 e do carro de produção da primeira geração do R8.
A introdução do carro de rua R8 provou ser uma arquitetura incrivelmente competitiva da qual a Audi poderia carregar a tocha das corridas de resistência. Ao longo dos 15 anos de produção do carro de rua, a Audi lançou versões homologadas apenas para pista do GT2, GT3 e GT4 de seu supercarro e descobriu um sucesso incrível ao competir com o carro. Os três modelos ofereciam aos pilotos diversos níveis de acesso a uma fórmula de corrida comprovada, impulsionada por um motor V10 incrivelmente durável e potente.
O R8 LMS GT3 obteve sucesso em todas as principais corridas de resistência ao redor do mundo, incluindo vitórias triunfantes para várias equipes, pilotos e campeonatos de fabricantes – incluindo a conquista das 24 Horas de Daytona duas vezes, bem como a corrida de 24 Horas de Nürburgring seis vezes.
O R8 carrega distintamente os genes de um verdadeiro carro de corrida. Tanto o carro de rua quanto o de corrida compartilham a mesma linha de produção especializada e apenas mais de 50% das peças da série de produção encontram seu caminho para o carro de corrida R8 GT3 LMS. A diferença restante de 50% é representada por equipamentos de segurança especializados e melhorias no trem de força.
Na verdade, o carro de rua R8 compartilha um motor V10 FSI naturalmente aspirado de 5,2 litros quase idêntico com o motor do carro de corrida R8 LMS; os dois conjuntos motrizes foram desenvolvidos em paralelo, com ajustes específicos de regulamentação feitos apenas no carro de corrida. O motor produz um som inconfundível que ecoa até sua rotação máxima de 8.700 rpm.
Seguindo a arte da forma e função, o R8 original mostraria seu pedigree de campeão ao apresentar um total de 24 LEDs de luz diurna (12 em cada farol) – celebrando sua vitória nas 24 Horas de Le Mans com o carro protótipo de corrida. As luzes diurnas de LED do R8 não apenas se mostraram como um recurso de segurança fundamental, mas também representaram uma identidade e um design progressivo. As luzes diurnas de LED do R8 flanqueavam uma versão evoluída da grade frontal de um único quadro, enquanto a traseira incorporava um difusor muscular com grandes saídas de ar e lanternas traseiras planas.
O carro de rua R8 incorpora um compromisso com a expertise em engenharia e fabricação ao utilizar materiais inovadores, como alumínio de grau aeronáutico na estrutura e nas carrocerias. A partir do Audi Space Frame introduzido inicialmente no sedã de luxo A8 de terceira geração, o R8 introduziu uma mistura de materiais múltiplos com até três materiais leves diferentes otimizando desempenho, rigidez e eficiência.
O design de motor central do conceito e do subsequente carro de rua também apresentou uma oportunidade única para o desenvolvimento de uma linguagem de design totalmente diferente devido ao layout técnico do motor. “Um carro esportivo de motor central é algo muito especial novamente porque o layout técnico, a posição do motor, resulta em uma linguagem de design completamente diferente”, disse Frank Lamberty. Os designers trabalharam com os engenheiros para garantir que a arquitetura fosse funcional e condizente com um carro que representaria um supercarro alemão de motor central. Apesar de seu layout único de motor central, tanto as luzes diurnas de LED quanto os quadros multi-materiais encontrados no R8 seguiram para a próxima geração de modelos Audi de motor dianteiro.
O R8 marcou um momento crucial para a marca Audi, dando início a uma nova estratégia de marca com seu supercarro, além de modelos mais convencionais. Em 2008, a Audi foi uma das primeiras montadoras premium europeias a anunciar durante o grande evento esportivo com seu comercial “O Poderoso Chefão”. O anúncio apresentou o primeiro R8 nos Estados Unidos, avisando o “luxo antigo” e enfatizando a posição desafiadora da Audi na época. Desde então, a marca ascendeu para igualar seus concorrentes de luxo em reconhecimento e consideração de compra.
Em maio de 2008, a Audi se uniu a um dos maiores estúdios de cinema que logo transformaria o R8 em um ícone da cultura pop. O R8 conquistou um papel principal na trilogia de super-heróis repleta de ação como o veículo escolhido do personagem principal, se encaixando bem na persona de super-herói.
A franquia de filmes também ajudou a introduzir outros marcos importantes do R8 – a sequência viu a estreia mundial do muito aguardado R8 Spyder desempenhando o papel do mais novo veículo do astro do filme. O R8 ressurgiria em uma participação subsequente, oferecendo ao público um vislumbre do totalmente novo R8 de segunda geração – deixando a plateia à beira de seus assentos por mais.
Com sua integração na franquia, o R8 desempenhou o papel de modelo e super-herói para adolescentes e entusiastas, fixado em paredes de quartos ao redor do mundo. O icônico R8 desfrutou do status de “carro dos sonhos” para muitos entusiastas e mais tarde teve seu tempo na tela grande com alguns dos principais atores de Hollywood – protagonizando vários papéis principais em mais de vinte sucessos de bilheteria e programas de TV. Em 2016, o R8 desempenharia novamente um papel no grande evento esportivo em um comercial premiado chamado “Comandante”.
Nos próximos três anos, a linha de veículos da Audi está programada para passar por uma mudança significativa em direção à eletrificação. A marca inaugurará uma nova era de mobilidade, enfatizando seu compromisso com um futuro mais sustentável, ao mesmo tempo em que continua oferecendo veículos envolventes e emocionantes de dirigir; provando que o desempenho é uma atitude que pode ser alimentada por eletricidade ou por combustão.
A Audi planeja lançar mais de 20 modelos globalmente até 2026, aproximadamente metade dos quais serão totalmente elétricos. A partir de 2026, está previsto que todo novo modelo introduzido pela Audi será totalmente elétrico, e toda a sua linha de produtos será totalmente elétrica a partir de 2033. Os modelos da Audi Sport incluirão veículos totalmente elétricos e híbridos, mas também provavelmente estarão entre os melhores modelos a combustão já fabricados.
A história e a filosofia da Audi sempre foram sobre ultrapassar os limites da tecnologia, do desempenho e do design nas estradas e nas pistas ao redor do mundo. Começou com a alavancagem do quattro no rally e continuou com Le Mans. O R8 deu continuidade a essa estratégia por meio de sua estreita linhagem com o R8 GT3. No futuro, a Audi continuará a competir com sua primeira entrada na Fórmula 1 a partir de 2026. O desempenho da Audi continuará a desempenhar um papel central na definição da marca Audi para os clientes desfrutarem tanto na pista quanto nas estradas.
O Audi R8, ícone da engenharia e performance, apresenta uma diversidade surpreendente de preços no mercado brasileiro. Com modelos mais antigos sendo negociados por volta de R$ 850 mil, e os zero km atingindo valores que podem ultrapassar os R$ 2 milhões, o R8 oferece opções para uma ampla gama de entusiastas automotivos.
Os modelos mais antigos, embora possam representar um investimento considerável, oferecem a oportunidade de possuir um exemplar deste supercarro lendário por um preço mais acessível. Por outro lado, os modelos zero km, com suas inovações tecnológicas e o status de novidade, comandam valores mais altos, refletindo a excelência e exclusividade que a marca Audi oferece.