Conheça os benefícios da couve à saúde

A couve é um alimento versátil e nutritivo que oferece uma série de benefícios para a saúde.
Publicado em Saúde dia 10/02/2023 por Alan Corrêa

A couve é conhecida por ser o acompanhamento perfeito para um dos pratos mais populares entre os brasileiros, a feijoada. No entanto, os especialistas recomendam explorar novas possibilidades e torná-la o prato principal.

Existem muitas receitas fáceis e saborosas que permitem aproveitar todos os seus nutrientes.

A couve comum é uma hortaliça cheia de nutrientes, principalmente fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio e vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Além disso, é pobre em calorias e tem a capacidade de saciar o apetite, o que a torna uma escolha ideal para pessoas em dietas para perda de peso.

A couve é originária da costa do Mediterrâneo e faz parte da mesma família de plantas como repolho, brócolis, couve-flor e rabanete. Na Europa e nos Estados Unidos, a couve de folhas crespas é a mais comumente consumida.

E você sabia que o brócolis, a couve-flor e o repolho também são classificados como couve? Eles fazem parte da mesma família botânica, que é realmente grande e conta com cerca de 3 mil variedades diferentes.

Benefícios da couve à saúde

A couve é um alimento versátil e nutritivo que oferece uma série de benefícios para a saúde. Alguns dos principais benefícios incluem:

Em suma, a couve é um alimento versátil e poderoso que pode ajudar a melhorar a saúde de várias maneiras. Incluí-lo em sua dieta regular pode trazer uma série de benefícios para a saúde e ajudá-lo a atingir suas metas de saúde.

Como consumir

A couve pode ser consumida de diversas formas, tais como crua em saladas ou sucos, refogada ou como ingrediente em sopas, farofas e pratos cozidos. O caldo verde, uma sopa tradicional de Portugal, é feita com couve e batata como ingredientes principais. A couve é uma ótima opção para acompanhar carnes bovina, suína e bacalhau, e também é saborosa quando combinada com bacon, farinha de milho, farinha de mandioca, alho frito, passas brancas, castanhas de caju e feijão.

Antes de consumir as folhas cruas, é importante deixá-las de molho em solução sanitizante para hortaliças, seguindo as recomendações do fabricante, e em seguida, lavá-las com água filtrada. A couve pode ser picada ou rasgada finamente. Em algumas regiões, como Minas Gerais, a couve é tradicionalmente cortada o mais fino possível.

A couve pode ser cozida ou refogada, mas é importante evitar cozinhá-la por muito tempo para evitar que fique escura e com gosto ruim. Quando congelada, a couve não é indicada para consumo cru e somente pode ser usada em pratos cozidos. O descongelamento é feito durante o processo de preparo ao fogo.

*Com informações da Embrapa, IBGE e SP. Foto de capa: Thiago Bomfim / Flickr.