Como o Renault Duster 2014 2.0 16V Tech Road Automático Flex se comporta no uso urbano e em estrada de terra; confira ficha técnica completa

Está buscando um SUV usado espaçoso, alto e barato? O Duster Tech Road 2.0 AT 2014 serve bem para família e uso misto, mas consome muito e tem câmbio antigo. Vale olhar suspensão, histórico de manutenção e trocas de óleo. Ideal pra quem quer robustez e espaço sem gastar tanto.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 8/04/2025

O segmento de SUVs compactos ganhou força no Brasil durante a década de 2010, atraindo consumidores em busca de maior altura em relação ao solo, espaço interno e versatilidade para enfrentar diferentes tipos de terreno. O Renault Duster, lançado por aqui em 2011, foi uma das apostas da marca francesa para ocupar essa faixa de mercado, com projeto baseado na plataforma Dacia B0, de origem romena.

Pontos Principais:

  • Motor 2.0 16V flex com até 142 cv, associado a câmbio automático de 4 marchas.
  • Consumo médio de até 10,5 km/l na estrada com gasolina e 7,2 km/l com álcool.
  • Espaço interno para 5 ocupantes e porta-malas com capacidade de 475 litros.
  • Altura mínima do solo de 210 mm e ângulos que favorecem o uso em terrenos irregulares.
  • Preço médio entre R$ 48.710 e R$ 58.358 no mercado de usados.

Em 2014, a Renault apresentou a série Tech Road, uma versão especial do Duster voltada a consumidores que buscavam alguns diferenciais estéticos e recursos adicionais. Entre as motorizações disponíveis, destaca-se o modelo com motor 2.0 flex e câmbio automático de quatro marchas, opção voltada à praticidade no uso urbano e rodoviário, sem foco em desempenho esportivo ou tecnologia avançada.

O Duster Tech Road 2.0 AT combina um conjunto técnico simples com características funcionais voltadas ao dia a dia, além de boa capacidade de carga e espaço interno. A seguir, são apresentados dados detalhados sobre o modelo, como desempenho, consumo, dimensões, mecânica e valores médios de mercado.

Desempenho

A suspensão dianteira independente e traseira por eixo de torção favorece conforto em pisos ruins. A altura livre do solo de 210 mm ajuda em valetas e estradas de terra.
A suspensão dianteira independente e traseira por eixo de torção favorece conforto em pisos ruins. A altura livre do solo de 210 mm ajuda em valetas e estradas de terra.

O Renault Duster Tech Road 2.0 AT 2014 é equipado com um motor F4R 2.0 16V de aspiração natural. Trata-se de um propulsor de 1998 cm³ com quatro cilindros em linha, comando duplo no cabeçote e injeção multiponto. O motor é flex, oferecendo até 142 cv com gasolina e 138 cv com álcool, ambos a 5500 rpm. O torque máximo varia de acordo com o combustível: são 20,9 kgfm com etanol e 19,7 kgfm com gasolina, sempre a 3750 rpm.

O veículo atinge uma velocidade máxima de 174 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. A relação peso/potência é de 9,11 kg/cv e a relação peso/torque, de 61,9 kg/kgfm. O câmbio é automático de quatro marchas, acoplado por conversor de torque, e a tração é dianteira. A plataforma utilizada é a Dacia B0, com disposição transversal do conjunto motriz.

Esse conjunto entrega desempenho suficiente para as condições urbanas e rodoviárias, dentro dos limites propostos para o modelo. A aceleração está em linha com outros SUVs compactos com motor aspirado da época, e a velocidade máxima atende às exigências da categoria.

Consumo e autonomia

A tecnologia embarcada é simples, com foco em funcionalidade. Itens de segurança são básicos, sem assistentes modernos, e o modelo não conta com controle de estabilidade.
A tecnologia embarcada é simples, com foco em funcionalidade. Itens de segurança são básicos, sem assistentes modernos, e o modelo não conta com controle de estabilidade.

O consumo de combustível do Duster Tech Road 2.0 AT 2014 é influenciado pela motorização aspirada e pelo câmbio automático de quatro marchas. Com álcool, o veículo faz média de 5,8 km/l em ambiente urbano e 7,2 km/l em percurso rodoviário. Já com gasolina, o consumo melhora, alcançando 8,5 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.

O tanque de combustível tem capacidade para 50 litros, o que resulta em uma autonomia urbana de até 290 km com álcool e 425 km com gasolina. Em uso rodoviário, a autonomia pode chegar a 360 km com álcool e 525 km com gasolina.

Esses números indicam que o consumo é elevado em comparação com modelos mais modernos ou com motores menores. A autonomia, por sua vez, pode variar significativamente de acordo com o tipo de combustível e as condições de condução.

Interior

É um SUV compacto ideal para quem quer espaço, altura do solo e baixo custo de manutenção, atendendo bem famílias, motoristas de app ou quem precisa encarar estradas ruins.
É um SUV compacto ideal para quem quer espaço, altura do solo e baixo custo de manutenção, atendendo bem famílias, motoristas de app ou quem precisa encarar estradas ruins.

O Duster Tech Road 2.0 AT 2014 acomoda cinco ocupantes e possui um porta-malas com capacidade para 475 litros. A carga útil é de 493 kg, o que permite o transporte de passageiros e bagagens com folga para o uso diário ou viagens.

A proposta interna é voltada à funcionalidade. O espaço para os ocupantes dianteiros e traseiros é compatível com a proposta de um SUV compacto, oferecendo condições adequadas para trajetos curtos ou longos. A altura elevada da carroceria favorece a entrada e saída do veículo, além de proporcionar uma posição de dirigir mais elevada.

A versão Tech Road trazia elementos visuais diferenciados no acabamento interno, embora não se destacasse por oferecer tecnologias avançadas ou itens de luxo. O foco estava na robustez estrutural e na capacidade de adaptação a diferentes tipos de uso.

Medidas e estrutura

Vale checar ruídos na suspensão, desgaste irregular dos pneus e histórico de manutenção. Verifique se o câmbio faz trocas suaves e se há registros de falhas eletrônicas.
Vale checar ruídos na suspensão, desgaste irregular dos pneus e histórico de manutenção. Verifique se o câmbio faz trocas suaves e se há registros de falhas eletrônicas.

O Duster Tech Road 2.0 AT 2014 possui 4315 mm de comprimento, 1822 mm de largura e 1690 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2673 mm. O peso total do veículo é de 1294 kg. A altura mínima do solo é de 210 mm, um dos destaques do modelo, contribuindo para a aptidão em terrenos irregulares.

Os ângulos de entrada e saída são de 30 e 35 graus, respectivamente, enquanto o ângulo central é de 22 graus. Essas medidas contribuem para a capacidade de enfrentar obstáculos urbanos como valetas, lombadas e pisos de baixa qualidade, além de permitir incursões leves fora de estrada.

Suspensão, freios e direção

O Duster Tech Road 2.0 AT é um SUV compacto com motor flex de 142 cv e torque de 20,9 kgfm. Usa gasolina ou álcool, alcançando até 174 km/h com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 s.
O Duster Tech Road 2.0 AT é um SUV compacto com motor flex de 142 cv e torque de 20,9 kgfm. Usa gasolina ou álcool, alcançando até 174 km/h com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 s.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais. Na traseira, o Duster utiliza um eixo de torção, também com molas helicoidais. Esse conjunto é voltado ao conforto, priorizando absorção de impactos em vias irregulares, sem abrir mão da estabilidade em velocidades moderadas.

O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. Essa configuração era comum entre SUVs compactos da época e atende às necessidades de frenagem no uso cotidiano.

A direção possui assistência hidráulica e o diâmetro de giro é de 10,7 metros, o que garante manobrabilidade razoável para um modelo do porte do Duster. Os pneus são 215/65 R16, com flanco de 140 mm.

Motorização

Leva 5 pessoas e o porta-malas comporta 475 litros. Tem 4315 mm de comprimento e altura de 1690 mm. A direção é hidráulica e há freios a disco na frente e tambor atrás.
Leva 5 pessoas e o porta-malas comporta 475 litros. Tem 4315 mm de comprimento e altura de 1690 mm. A direção é hidráulica e há freios a disco na frente e tambor atrás.

O motor F4R tem instalação dianteira transversal e é composto por quatro cilindros em linha, com cilindrada unitária de 500 cm³. O sistema de alimentação é por injeção multiponto, com aspiração natural. O comando de válvulas é duplo no cabeçote, com variação no comando de admissão.

A relação de compressão é de 11,2:1, com acionamento do comando de válvulas por correia dentada. O diâmetro dos cilindros é de 82,7 mm e o curso dos pistões, de 93 mm. O torque específico é de 10,5 kgfm/litro e a potência específica, de 71,1 cv/litro.

Esse motor é amplamente utilizado em diversos modelos da marca, com histórico de confiabilidade mecânica e manutenção relativamente simples.

Transmissão

Um ponto negativo é o consumo elevado e a limitação do câmbio. Em contrapartida, o espaço interno, robustez e preço acessível são atrativos importantes na compra usada.
Um ponto negativo é o consumo elevado e a limitação do câmbio. Em contrapartida, o espaço interno, robustez e preço acessível são atrativos importantes na compra usada.

A transmissão automática do Duster Tech Road 2.0 AT 2014 possui quatro marchas e utiliza conversor de torque. A tração é dianteira e o foco está na suavidade de condução em ambientes urbanos e rodoviários.

Apesar de ter apenas quatro marchas, o câmbio oferece trocas progressivas e é compatível com o desempenho do motor 2.0 aspirado. A ausência de marchas adicionais, no entanto, impacta negativamente no consumo de combustível em altas velocidades.

Mercado e preço médio

É um SUV compacto ideal para quem quer espaço, altura do solo e baixo custo de manutenção, atendendo bem famílias, motoristas de app ou quem precisa encarar estradas ruins.
É um SUV compacto ideal para quem quer espaço, altura do solo e baixo custo de manutenção, atendendo bem famílias, motoristas de app ou quem precisa encarar estradas ruins.

No mercado de usados, o Renault Duster Tech Road 2.0 AT 2014 pode ser encontrado com valores entre R$ 48.710 e R$ 58.358, variando conforme o estado de conservação, quilometragem e região. A faixa de preço o posiciona como uma opção para consumidores que buscam um SUV compacto com bom espaço interno e mecânica simples.

A valorização de veículos com maior altura do solo e o perfil funcional contribuem para a permanência do modelo no mercado de usados. A série Tech Road, por se tratar de uma edição especial, pode ter um apelo estético ligeiramente maior, o que influencia a negociação em alguns casos.

Ficha Técnica do Renault Duster Tech Road 2.0 AT 2014

Geral

  • Ano: 2014
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: SUV
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: Dacia B0
  • Série: Tech Road

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 500 cm³
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 11,2:1
  • Deslocamento: 1998 cm³
  • Código do motor: F4R
  • Peso/potência: 9,11 kg/cv
  • Peso/torque: 61,9 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Admissão
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Diâmetro do cilindro: 82,7 mm
  • Curso do pistão: 93 mm
  • Potência máxima: 142 cv (138 cv com álcool, 142 cv com gasolina) a 5500 rpm
  • Torque máximo: 20,9 kgfm (álcool) / 19,7 kgfm (gasolina) a 3750 rpm
  • Torque específico: 10,5 kgfm/litro
  • Potência específica: 71,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 4 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson, com mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção, com mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,7 m

Pneus

  • Dianteiros: 215/65 R16
  • Traseiros: 215/65 R16
  • Estepe: N/A
  • Altura do flanco: 140 mm
  • Altura do flanco: 140 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4315 mm
  • Distância entre-eixos: 2673 mm
  • Bitola dianteira: N/A
  • Porta-malas: 475 litros
  • Peso: 1294 kg
  • Reboque sem freio: N/A
  • Ângulo de entrada: 30 graus
  • Ângulo central: 22 graus
  • Inclinação lateral máx.: N/A
  • Altura mínima do solo: 210 mm
  • Largura: 1822 mm
  • Altura: 1690 mm
  • Bitola traseira: N/A
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Carga útil: 493 kg
  • Reboque com freio: N/A
  • Ângulo de saída: 35 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 174 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,7 s

Consumo

  • Urbano: 5,8 km/l (álcool) / 8,5 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 7,2 km/l (álcool) / 10,5 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 290 km (álcool) / 425 km (gasolina)
  • Rodoviária: 360 km (álcool) / 525 km (gasolina)

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, UOL, OLX, Webmotors e MercadoLivre.