Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016: será que esse sedã automático usado ainda vale a pena?

No semáforo, um sedã compacto automático chama atenção. O Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016 tem motor 1.4 flex, câmbio de seis marchas e porta-malas de 500 litros. Consome até 12,2 km/l, mas o câmbio pode ter falhas. Revisões são essenciais. Com preços entre R$ 54 mil e R$ 56 mil, exige atenção antes da compra.
Publicado por Alan Correa em Carros dia 16/02/2025

No mercado de seminovos, existem duas abordagens para escolher um carro: seguir a lógica ou se deixar levar pela emoção. No caso do Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016, a ideia é encontrar um equilíbrio entre as duas. Ele tem um motor 1.4 flex, um câmbio automático de seis marchas e um porta-malas de 500 litros. No papel, parece uma boa opção para quem quer um sedã compacto sem abrir mão do conforto. Mas será que ele ainda é uma escolha sensata em 2025?

Para entender melhor, é preciso analisar consumo, desempenho e custos de manutenção. Além disso, qualquer carro usado pode ter surpresas desagradáveis. O câmbio automático do Prisma, por exemplo, pode apresentar falhas com o tempo. O desgaste dos freios também merece atenção, assim como possíveis infiltrações nas lanternas traseiras. Quem quer comprar um precisa estar preparado para investigar a fundo.

No fim das contas, a pergunta principal é: este sedã é um achado no mercado de usados ou um problema esperando para acontecer? Para responder, é hora de analisar cada detalhe.

Motor, desempenho e câmbio

O Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016 é um sedã compacto com câmbio automático de seis marchas e motor 1.4 flex. Antes de comprar um usado, é essencial verificar manutenção e possíveis falhas.
O Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016 é um sedã compacto com câmbio automático de seis marchas e motor 1.4 flex. Antes de comprar um usado, é essencial verificar manutenção e possíveis falhas.

O Prisma LTZ 1.4 AT 2016 é equipado com um motor 1.4 SPE/4 flex, que gera 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina, atingindo a potência máxima a 6000 rpm. O torque é de 13,9 kgfm no etanol e 12,9 kgfm na gasolina, disponível a 4800 rpm.

O desempenho não impressiona, mas atende à proposta do carro. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,9 segundos, e a velocidade máxima é de 171 km/h. Esses números colocam o Prisma dentro da média da categoria, sem surpresas negativas, mas também sem grandes destaques.

O câmbio automático de seis marchas utiliza um conversor de torque e foi projetado para suavizar as trocas de marcha. No entanto, algumas unidades podem apresentar trancos ou hesitações ao longo do tempo, um problema conhecido em modelos usados. Quem busca um Prisma precisa testar bem a transmissão antes da compra.

Consumo e autonomia

O consumo varia conforme o combustível. No etanol, faz até 8,5 km/l na estrada. Com gasolina, pode alcançar 12,2 km/l. A autonomia máxima é de 659 km, com um tanque de 54 litros.
O consumo varia conforme o combustível. No etanol, faz até 8,5 km/l na estrada. Com gasolina, pode alcançar 12,2 km/l. A autonomia máxima é de 659 km, com um tanque de 54 litros.

O consumo do Prisma LTZ 1.4 AT 2016 varia conforme o tipo de combustível. No etanol, faz 6,9 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem para 9,9 km/l em área urbana e 12,2 km/l em rodovias.

O tanque de combustível tem capacidade para 54 litros, garantindo uma autonomia razoável. Com etanol, pode rodar até 373 km na cidade e 459 km na estrada. No caso da gasolina, a autonomia urbana é de 535 km e pode chegar a 659 km em rodovias.

Apesar do consumo não ser dos mais baixos para um sedã compacto, a relação entre desempenho e eficiência fica dentro do esperado para um carro com esse conjunto mecânico.

Espaço interno e conforto

O sedã conta com ar-condicionado, direção hidráulica, sensores de estacionamento e central MyLink. A direção assistida facilita manobras, mas pode parecer mais pesada que sistemas elétricos.
O sedã conta com ar-condicionado, direção hidráulica, sensores de estacionamento e central MyLink. A direção assistida facilita manobras, mas pode parecer mais pesada que sistemas elétricos.

O interior do Prisma LTZ 1.4 AT 2016 acomoda cinco passageiros, mas o espaço traseiro pode ser limitado para três adultos em viagens longas. O banco do motorista tem ajuste de altura, e o volante também pode ser regulado, o que contribui para uma posição de condução mais confortável.

O porta-malas é um dos destaques do modelo, com 500 litros de capacidade, um dos maiores entre os sedãs compactos. Além disso, o banco traseiro bipartido e rebatível oferece mais flexibilidade para transportar objetos maiores.

Entre os equipamentos de conforto, o Prisma LTZ 2016 conta com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e retrovisores elétricos e um sistema multimídia MyLink com conexão USB e Bluetooth.

Suspensão e dirigibilidade

A suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira garantem conforto, mas podem gerar rolagem da carroceria. Os freios ABS têm discos ventilados na frente e tambores na traseira.
A suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira garantem conforto, mas podem gerar rolagem da carroceria. Os freios ABS têm discos ventilados na frente e tambores na traseira.

A suspensão dianteira do Prisma é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais. Na traseira, o carro utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais. Essa configuração proporciona um equilíbrio entre conforto e estabilidade, absorvendo bem as irregularidades do asfalto.

A direção assistida é hidráulica, o que pode exigir um pouco mais de esforço em manobras do que um sistema elétrico. O diâmetro de giro de 10,4 metros permite boa movimentação em espaços urbanos, mas exige mais atenção em locais apertados.

Os freios possuem discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. O desgaste prematuro dos freios é um problema relatado em algumas unidades, sendo necessário verificar o estado das pastilhas e discos antes da compra.

Equipamentos e tecnologia

Antes da compra, é essencial testar a transmissão, checar infiltrações nas lanternas e avaliar o desgaste dos freios. Um histórico confiável pode evitar gastos elevados com reparos futuros.
Antes da compra, é essencial testar a transmissão, checar infiltrações nas lanternas e avaliar o desgaste dos freios. Um histórico confiável pode evitar gastos elevados com reparos futuros.

O Prisma LTZ 1.4 AT 2016 vem com uma lista de equipamentos voltados para conforto e segurança. Os principais itens incluem:

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Ar-condicionado
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Câmbio automático de seis marchas
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros
  • Rodas de liga leve
  • Volante multifuncional
  • Conexão USB e Bluetooth
  • Computador de bordo

Apesar de contar com itens básicos para um sedã compacto, o modelo não possui controle de estabilidade ou tração, o que pode ser uma desvantagem para quem busca mais segurança.

Principais problemas e o que verificar antes da compra

Assim como qualquer carro usado, o Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016 exige uma inspeção cuidadosa antes da compra. Os principais problemas relatados incluem:

  • Falhas no câmbio automático, com trancos e hesitações nas trocas
  • Desgaste prematuro dos freios
  • Consumo elevado de óleo do motor em algumas unidades
  • Infiltração nas lanternas traseiras
  • Ruídos na suspensão causados por buchas desgastadas

Durante o test-drive, é importante observar o funcionamento da transmissão, testar o ar-condicionado e verificar possíveis ruídos na suspensão. Além disso, checar o histórico de manutenção e preferir unidades com revisões feitas em concessionárias pode evitar problemas futuros.

Preços e concorrentes

Os valores do Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016 variam conforme a quilometragem e o estado de conservação. No mercado de seminovos, os preços médios são:

  • Chevrolet Prisma sed. LT 1.0 8V FlexPower 4p 2016 – Preço aproximado: R$ 44 mil
  • Chevrolet Prisma sed. LT 1.4 8V FlexPower 4p 2016 – Preço aproximado: R$ 51 mil
  • Chevrolet Prisma sed. LTZ 1.4 8V FlexPower 4p 2016 – Preço aproximado: R$ 54 mil
  • Chevrolet Prisma sed. LT 1.4 8V FlexPower 4p aut. 2016 – Preço aproximado: R$ 55 mil
  • Chevrolet Prisma sed. Advant. 1.4 8V FlexPower aut. 2016 – Preço aproximado: R$ 56 mil
  • Chevrolet Prisma sed. LTZ 1.4 8V FlexPower 4p aut. 2016 – Preço aproximado: R$ 56 mil

Entre os concorrentes diretos, estão o Honda City, que oferece mais espaço interno e acabamento superior, e o Toyota Etios Sedan, conhecido pela economia de combustível. O Ford Ka Sedan também pode ser uma alternativa para quem busca um custo-benefício mais acessível.

Fonte: Carro.Blog.Br, Icarros, Webmotors, Extra, QuatroRodas e Motor1.