Chevrolet Montana Sport 2015 vale o investimento como carro de carga? Confira ficha técnica

Na rua estreita do bairro ou na entrega da loja, a Montana Sport 1.4 2015 cumpre bem o papel de picape compacta. Boa de carga e econômica, mas com espaço limitado e suspensão simples. Antes de fechar negócio, veja a caçamba, pneus, embreagem e histórico de manutenção.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 28/03/2025

Ao analisar o Chevrolet Montana Sport 1.4 2015, é possível identificar uma proposta voltada para quem busca um veículo compacto com capacidade de carga relevante. Essa versão da Montana integra o portfólio de picapes leves nacionais e, mesmo com o foco urbano, apresenta características técnicas que a tornam apta para diversas aplicações.

Pontos Principais:

  • Motor 1.4 flex de até 102 cv, com câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira.
  • Consumo médio de até 13 km/l na estrada com gasolina, oferecendo boa autonomia.
  • Capacidade de carga útil de 700 kg e caçamba de 1.152 litros, voltada ao uso comercial leve.
  • Interior com dois lugares, cabine simples e foco na funcionalidade para o transporte individual.
  • Preço de mercado entre R$ 49.777 e R$ 55.689, dependendo do estado de conservação e quilometragem.

Fabricada sobre a plataforma GM4200, a Montana Sport 2015 possui motorização flexível, permitindo o uso tanto de gasolina quanto de álcool. Sua estrutura com cabine simples, tração dianteira e espaço limitado para dois ocupantes, reforça o perfil funcional do modelo. Apesar disso, o conforto e a dirigibilidade foram pensados para atender motoristas que também utilizam o veículo no dia a dia fora do trabalho.

Com um porte compacto e bom aproveitamento interno, a Montana também se destaca pela caçamba espaçosa, que pode atender desde entregadores urbanos até profissionais autônomos que necessitam de transporte de ferramentas ou mercadorias. O modelo se mantém como uma opção no segmento de picapes pequenas, oferecendo configurações que combinam economia, dirigibilidade e capacidade de carga.

Desempenho

A manutenção do motor Família I é simples, mas é importante conferir histórico de óleo e correia dentada. Checar documentação, IPVA e se há pendências de recall.
A manutenção do motor Família I é simples, mas é importante conferir histórico de óleo e correia dentada. Checar documentação, IPVA e se há pendências de recall.

O desempenho do Chevrolet Montana Sport 1.4 2015 é sustentado por um motor de 1.389 cm³, com quatro cilindros em linha e aspiração natural. Essa motorização entrega até 102 cv quando abastecido com álcool e 97 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm. O torque máximo atinge 13,5 kgfm com álcool e 13,2 kgfm com gasolina, entregues a 3.200 rpm.

A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 12,8 segundos, com velocidade máxima de 170 km/h. Esses números posicionam a Montana entre os modelos voltados para o uso misto urbano e rodoviário. A plataforma GM4200, combinada à tração dianteira e ao câmbio manual de cinco marchas, resulta numa transmissão direta e voltada ao controle do motorista.

O acionamento do comando de válvulas é feito por correia dentada, com comando simples no cabeçote. A relação peso/potência é de 11,11 kg/cv, enquanto o torque específico chega a 9,7 kgfm/litro. O conjunto motor-transmissão foi configurado para oferecer entrega progressiva de potência, com respostas suficientes para o uso cotidiano urbano e trajetos curtos rodoviários.

Consumo e autonomia

Na hora de comprar, verificar estado da suspensão traseira e presença de corrosão na caçamba. Pneus e embreagem também merecem atenção em carros com alta quilometragem.

Na hora de comprar, verificar estado da suspensão traseira e presença de corrosão na caçamba. Pneus e embreagem também merecem atenção em carros com alta quilometragem.
O consumo da Montana Sport 1.4 2015 está de acordo com sua proposta de picape leve urbana. Com álcool, o modelo registra médias de 6,8 km/l em ciclo urbano e 10 km/l em ciclo rodoviário. Com gasolina, os números aumentam para 8,8 km/l na cidade e 13 km/l em estrada.

Com um tanque de combustível de 56 litros, a autonomia varia conforme o tipo de condução e o combustível utilizado. Utilizando álcool, a picape percorre cerca de 381 km em ambiente urbano e 560 km em rodovias. Com gasolina, esses valores sobem para aproximadamente 493 km e 728 km, respectivamente.

Esses dados refletem a natureza equilibrada do modelo, com um consumo coerente para veículos com foco comercial leve. A tecnologia de injeção multiponto auxilia no controle de combustível, e a taxa de compressão de 12,4:1 favorece o desempenho com álcool, mesmo sem turbo ou variação de comando.

Interior

A cabine é para dois ocupantes e o espaço interno é básico, com ergonomia voltada ao trabalho. A caçamba leva 1.152 litros e a carga útil é de 700 kg, ideal para tarefas leves.
A cabine é para dois ocupantes e o espaço interno é básico, com ergonomia voltada ao trabalho. A caçamba leva 1.152 litros e a carga útil é de 700 kg, ideal para tarefas leves.

O interior da Chevrolet Montana Sport 1.4 2015 oferece um espaço dimensionado para dois ocupantes. Como se trata de uma cabine simples, não há bancos traseiros ou compartimentos adicionais voltados para passageiros. A configuração é voltada ao transporte individual ou para uso comercial.

A ergonomia da cabine é simples e funcional. O modelo conta com direção hidráulica e câmbio manual com engates diretos. Os bancos possuem formato convencional e não há muitos recursos voltados ao conforto ou entretenimento, condizente com sua proposta de picape utilitária.

Com foco no transporte de carga, a Montana compensa o espaço reduzido da cabine com uma caçamba de 1.152 litros e carga útil de até 700 kg. Esses números a posicionam como uma alternativa viável para entregas, serviços técnicos e uso por profissionais liberais que necessitam de um compartimento robusto para materiais.

Suspensão, freios e direção

Não vale a pena se o uso for familiar ou precisar de cabine dupla. Vale para profissionais autônomos, entregadores e quem precisa de um utilitário compacto com bom custo-benefício.
Não vale a pena se o uso for familiar ou precisar de cabine dupla. Vale para profissionais autônomos, entregadores e quem precisa de um utilitário compacto com bom custo-benefício.

A suspensão dianteira da Montana é do tipo independente McPherson, com mola helicoidal. Na traseira, o sistema adota eixo de torção, também com mola helicoidal. Essa combinação permite uma estrutura robusta o suficiente para suportar carga, sem abrir mão da estabilidade no uso urbano.

Os freios dianteiros utilizam discos sólidos, enquanto os traseiros são a tambor. Essa configuração é comum entre picapes compactas, equilibrando custo de manutenção e eficiência de frenagem, especialmente considerando o peso do veículo e sua capacidade de carga.

A direção é hidráulica, o que reduz o esforço do motorista em manobras urbanas, principalmente quando o compartimento de carga está vazio. O diâmetro de giro é de 10,65 metros, o que facilita a condução em ambientes com espaço reduzido, como estacionamentos e vias estreitas.

Dimensões

O Chevrolet Montana Sport 1.4 flex entrega até 102 cv com torque de 13,5 kgfm, suficiente para uso urbano e leve rodoviário. O motor 1.4 trabalha com álcool ou gasolina.
O Chevrolet Montana Sport 1.4 flex entrega até 102 cv com torque de 13,5 kgfm, suficiente para uso urbano e leve rodoviário. O motor 1.4 trabalha com álcool ou gasolina.

O Chevrolet Montana Sport 1.4 2015 possui comprimento total de 4.514 mm e distância entre-eixos de 2.669 mm. Sua largura é de 1.700 mm e a altura total do modelo chega a 1.578 mm. Com essas dimensões, o modelo se enquadra como picape compacta de cabine simples.

O peso total do veículo em ordem de marcha é de 1.133 kg, favorecendo a relação peso/potência e contribuindo para o desempenho do modelo. A caçamba tem capacidade volumétrica de 1.152 litros e permite uma carga útil de até 700 kg, ideal para pequenas entregas ou transporte de equipamentos.

Os pneus são 195/55 R16, tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo o estepe. Essa medida favorece a estabilidade em curvas e o controle em diferentes tipos de piso, além de manter o custo de reposição relativamente acessível. A altura do flanco dos pneus é de 107 mm, o que contribui para absorção moderada de impactos em vias urbanas.

Transmissão

A cabine é para dois ocupantes e o espaço interno é básico, com ergonomia voltada ao trabalho. A caçamba leva 1.152 litros e a carga útil é de 700 kg, ideal para tarefas leves.
A cabine é para dois ocupantes e o espaço interno é básico, com ergonomia voltada ao trabalho. A caçamba leva 1.152 litros e a carga útil é de 700 kg, ideal para tarefas leves.

O modelo conta com câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira. O acoplamento é realizado por uma embreagem monodisco a seco, padrão entre veículos compactos da mesma categoria. A disposição transversal do motor permite uma transmissão mais direta e com menor perda de energia.

O escalonamento das marchas é voltado para uso urbano, com relações curtas que favorecem acelerações em baixa velocidade e retomadas rápidas. A transmissão manual proporciona maior controle do motor em subidas e descidas, especialmente em situações de carga.

Essa configuração de câmbio está alinhada com a proposta do veículo, que prioriza simplicidade mecânica, robustez e economia de combustível. A manutenção do conjunto também tende a ser menos custosa em comparação com transmissões automáticas ou automatizadas.

Preço aproximado

O Chevrolet Montana Sport 1.4 2015 usado serve como utilitário compacto para quem busca economia, resistência mecânica e capacidade de carga em um veículo acessível.
O Chevrolet Montana Sport 1.4 2015 usado serve como utilitário compacto para quem busca economia, resistência mecânica e capacidade de carga em um veículo acessível.

O preço de mercado do Chevrolet Montana Sport 1.4 2015 varia entre R$ 49.777 e R$ 55.689. Essa faixa considera o estado geral do veículo, quilometragem, histórico de manutenção e região de venda. O modelo pode ser encontrado tanto em lojas de seminovos quanto em plataformas de classificados.

O valor o posiciona como uma opção entre as picapes leves seminovas voltadas ao trabalho, competindo com modelos como Volkswagen Saveiro e Fiat Strada em versões semelhantes. A valorização também pode ser influenciada por fatores como originalidade de peças, número de proprietários e eventual histórico de sinistros.

Ao avaliar a compra, é recomendado considerar o custo de manutenção, preço de peças, seguro e eventual financiamento. Apesar de simples, a Montana Sport pode atender nichos específicos de profissionais e empresas que buscam um utilitário leve sem abrir mão de economia de operação.

Ficha Técnica do Chevrolet Montana Sport 1.4 2015

Geral

  • Ano: 2015
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Picape
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 2
  • Portas: 2
  • Geração: 2
  • Plataforma: GM4200
  • Série: –

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 347 cm³
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Razão de compressão: 12,4:1
  • Deslocamento: 1389 cm³
  • Código do motor: Família I
  • Peso/potência: 11,11 kg/cv
  • Peso/torque: 83,9 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Variação do comando: –
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Diâmetro do cilindro: 77,6 mm
  • Curso do pistão: 73,4 mm
  • Potência máxima: 102 cv (A) / 97 cv (G) a 6000 rpm
  • Torque máximo: 13,5 kgfm (A) / 13,2 kgfm (G) a 3200 rpm
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Potência específica: 73,4 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,65 m

Pneus

  • Dianteiros: 195/55 R16
  • Altura do flanco: 107 mm
  • Traseiros: 195/55 R16
  • Altura do flanco: 107 mm
  • Estepe: 195/55 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4514 mm
  • Distância entre-eixos: 2669 mm
  • Bitola dianteira: –
  • Caçamba: 1152 litros
  • Peso: 1133 kg
  • Reboque sem freio: –
  • Ângulo de entrada: –
  • Ângulo central: –
  • Inclinação lateral máx.: –
  • Altura mínima do solo: –
  • Largura: 1700 mm
  • Altura: 1578 mm
  • Bitola traseira: –
  • Tanque de combustível: 56 litros
  • Carga útil: 700 kg
  • Reboque com freio: –
  • Ângulo de saída: –

Desempenho

  • Velocidade máxima: 170 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 12,8 s

Consumo

  • Urbano: 6,8 km/l (A) / 8,8 km/l (G)
  • Rodoviário: 10 km/l (A) / 13 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 381 km (A) / 493 km (G)
  • Rodoviária: 560 km (A) / 728 km (G)

Fonte: Wikipedia, QuatroRodas, OLX e Webmotors.