Há quatro décadas e meia, a Ford estabeleceu um marco pioneiro na indústria automotiva, inaugurando o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, localizado no interior do estado de São Paulo, Brasil.
Essa instalação notável, que este mês celebra seu 45º aniversário de operação, foi o primeiro campo de provas dedicado à pesquisa e desenvolvimento de veículos na América do Sul. Antes de sua criação, as montadoras que operavam no Brasil tinham apenas duas opções para testar seus veículos: conduzi-los nas ruas, sujeitos às variáveis do tráfego comum, ou enviá-los para avaliações no exterior.
Desde o início, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí desempenhou um papel estratégico no modelo de negócios da Ford na região e, com o tempo, foi integrado ao ecossistema global de inovação da marca. Além de servir como um centro de excelência para o desenvolvimento, testes, validações e homologações de veículos para o portfólio da Ford no Brasil e na América do Sul, o centro conta com uma equipe altamente qualificada que colabora em projetos globais de veículos e tecnologias de mobilidade do futuro.
A história do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí é uma narrativa de evolução contínua. Em 2018, seu escopo de trabalho foi ampliado, abrindo caminho para a prestação de serviços para outras empresas, tanto na indústria automotiva como em diversos outros setores. Essa mudança de direção foi acompanhada por uma mudança de nome, saindo do rótulo de “Campo de Provas de Tatuí” para se tornar o centro multifuncional e inovador que é hoje.
Localizado a aproximadamente 130 quilômetros da cidade de São Paulo, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí faz parte de uma rede global da Ford, composta por sete centros semelhantes, distribuídos nos Estados Unidos (três locais), Europa, Austrália e China. Essa rede permite que a Ford realize testes em veículos não apenas para o mercado brasileiro e sul-americano, mas também para regiões globais, como os Estados Unidos, China e Europa. Essa capacidade é alcançada através da correlação das pistas de teste em Tatuí com as condições e desafios específicos de cada localidade.
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí ocupa uma área total de 4,66 milhões de metros quadrados, dos quais 3,63 milhões de metros quadrados são dedicados à preservação de áreas verdes, com árvores nativas e uma rica biodiversidade, que inclui mais de 360 espécies de animais. Com 40 quilômetros de pistas de terra e 20 quilômetros de pistas pavimentadas, o local oferece uma variedade de desafios, incluindo diferentes tipos de terreno, obstáculos e lombadas, bem como rampas com inclinações de até 40 graus.
O centro é equipado para realizar mais de 440 tipos de testes, abrangendo áreas como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de atender às rigorosas normas de homologação nacionais e internacionais. Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças (Teardown), dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão (4Poster) realizam uma ampla gama de testes críticos para garantir a qualidade e conformidade dos veículos. Além disso, o centro oferece facilidades de suporte, como garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado, posto de combustível e carregadores de veículos elétricos, incluindo um carregador ultrarrápido capaz de fornecer até 60 kW de corrente contínua e 43 kW de corrente alternada.
A jornada do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí começou com um extenso estudo, no qual engenheiros da Ford realizaram um minucioso levantamento das melhores opções para a localização do campo de provas. Esse estudo incluiu considerações sobre o terreno ideal, as condições climáticas e outros fatores que poderiam afetar os testes. Após seis meses de pesquisa, a escolha recaiu sobre Tatuí, especificamente a Fazenda Bom Pai, uma área de 180 alqueires que estava à venda.
A primeira fase de desenvolvimento começou em 1972 com a construção das chamadas “Korean Roads”, projetadas para testar veículos 4×4. Ao longo dos anos, o centro passou por uma série de melhorias e expansões significativas, incluindo a construção do prédio da administração e o primeiro circuito de pistas expressas em 1978. Durante os anos 1980, as pistas foram reforçadas para acomodar testes de veículos pesados, e a Garagem Experimental foi criada para a construção de protótipos.
Hoje, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí continua a liderar o caminho na indústria automotiva, abraçando avanços na eletrificação e digitalização para o desenvolvimento de veículos conectados e autônomos. Sua história rica é um testemunho da inovação contínua e do compromisso da Ford com a excelência na engenharia automotiva e na mobilidade do futuro.
*Com informações da Ford.