Caieiras é zona norte, uma cidade tranquila que fica pertinho do município de São Paulo, onde seus habitantes encontram opções de lazer e acesso rápido para as grandes cidades.
Caieiras está situada na Região Metropolitana de São Paulo. A cidade faz parte da Região Geográfica Imediata de São Paulo, que por sua vez é pertence à Sub-Região Norte da Grande São Paulo, em conformidade com a lei estadual n.º 1.139, de 16 de junho de 2011.
A cidade é atendida pela Linha 7 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
De acordo com o IBGE, a população estimada de Caieiras em 1º de julho de 2021 é de 104.044 habitantes.
A área do município é de cerca de 97,6 km², com uma densidade demográfica de 1.065,6 hab/km².
A população é composta por migrantes principalmente da região nordeste do Brasil, bem como por descendentes de imigrantes europeus, incluindo italianos, alemães, galegos, ingleses e noruegueses. Há também uma pequena parte da população formada por colonos locais de origem caipira paulista.
Em 1890, o Coronel Antônio Proost Rodovalho adquiriu a fazenda Manguinho e construiu uma fábrica de papel. A região tinha abundância de cal virgem, usada para branqueamento de celulose, então Rodovalho começou a explorar esse material com a construção de dois fornos. A indústria de cal, papel e a estação ferroviária para transportar os produtos contribuíram para o crescimento da região, atraindo núcleos habitacionais de trabalhadores. Isso resultou na criação do distrito de Caieiras em 1938, subordinado a Juqueri. O nome “Caieiras” vem dos fornos de cal.
Em 1944, Caieiras passou a ser distrito de Franco da Rocha e em 14 de dezembro de 1958 foi elevada a categoria de município.
Com o crescimento da região metropolitana de São Paulo, Caieiras passou a ser uma área residencial, com várias fazendas sendo loteadas para a construção de casas e prédios.
Hoje em dia, Caieiras é uma cidade com cerca de 100.000 habitantes, com um crescimento populacional acelerado. A cidade oferece uma ampla gama de serviços e equipamentos públicos, como escolas, hospitais, parques e praças, além de um comércio local vibrante.
Ao longo dos anos, Caieiras tem lutado para preservar sua identidade e sua história, mesmo com o rápido crescimento urbano. A cidade tem vários pontos turísticos, como o Eco Parque, a Capela de Nossa Senhora Aparecida e a estátua do Cristo Redentor.
Em resumo, a cidade de Caieiras tem uma história rica e diversificada, tendo evoluído de uma fazenda agrícola para uma cidade moderna e próspera.
Com a Lei Complementar nº 1.139, de 16 de junho de 2011, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI), os municípios da Região Metropolitana de São Paulo também passaram a ser zoneadas de acordo com as sub-regiões da capital.
Desta forma os municípios de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã, juntamente com os bairros da Zona Norte do município de São Paulo passam a formar a Zona Norte da Grande São Paulo.
Caieiras situa-se a uma altitude média de 785 metros. Seus limites são Franco da Rocha a norte, Mairiporã a nordeste, São Paulo a leste/sul, e Cajamar a oeste.
*Com informações do Fala Regional, Pref. de Caieiras e Wikipédia.