Brasil: Quais São os 11 Carros Elétricos Mais Baratos para Comprar?

2024 tem sido um ano promissor para o mercado de carros elétricos no Brasil. Com a retomada do imposto de importação, muitos esperavam um aumento nos preços dos veículos movidos a bateria. No entanto, o cenário que se desdobra é bastante diferente e extremamente benéfico para os consumidores: os preços estão caindo e o número de opções disponíveis está crescendo.
Publicado em Auto dia 24/04/2024 por Alan Corrêa

A Renault tomou a frente na competição de preços ao reduzir o custo do seu modelo de entrada, o Renault Kwid E-Tech, liderando até o fechamento desta matéria, então quando estiver conferindo nosso conteúdo, leve a data de sua produção em conta, ok!

Este movimento estratégico não só fortalece a posição da Renault no mercado, mas também pressiona outras marcas a reconsiderarem suas estratégias de precificação.

A Renault tomou a dianteira nesse cenário competitivo, reduzindo o preço de um de seus modelos de entrada, o Renault Kwid E-Tech, agora divulgado por R$ 99.990 aproximadamente, tornando-o o líder entre os carros elétricos mais acessíveis do país. Essa estratégia agressiva de precificação é um claro indicativo de que as fabricantes estão se adaptando rapidamente para atender a uma demanda crescente por veículos mais sustentáveis.

O mercado de 2024 mostra uma diversificação impressionante em termos de opções acessíveis. Com a chegada do BYD Dolphin Mini, oferecido por cerca de R$ 115.880, e a atualização de modelos já existentes, a paisagem dos veículos elétricos no Brasil está se transformando. Por outro lado, alguns modelos como o Mini Cooper E e o Peugeot e-2008 saíram da lista dos mais acessíveis devido a aumentos de preços ou esgotamento de estoques, respectivamente.

Além disso, a entrada de novos competidores como o BYD Yuan Plus, que ocupa a décima posição na lista dos mais baratos, mostra que o mercado está longe de ser estático. Espera-se mais novidades com a chegada do JAC Yiwei 3 e a renovação do Peugeot e-2008, prometendo agitar ainda mais o segmento.

Os preços ainda são um desafio, com os 11 carros mais acessíveis quase tocando a marca de R$ 250 mil. Apesar de altos, esses valores representam uma melhoria significativa em comparação a anos anteriores, refletindo um avanço na acessibilidade. Esses preços, muitas vezes mais atraentes nas seções de ofertas das fabricantes, sugerem uma estratégia para atrair mais consumidores ao universo dos elétricos.

Para aqueles dispostos a aderir à eletrificação, o mercado de 2024 oferece uma variedade de veículos que são não apenas economicamente mais acessíveis, mas também melhor equipados e com autonomia aprimorada. Este é um momento excitante para os consumidores brasileiros, que têm agora à disposição opções que facilitam a transição para uma condução mais limpa e sustentável.

1- Renault Kwid E-Tech

O Renault Kwid E-Tech está disponível no mercado por um preço em torno de R$ 99.990. Este modelo possui uma potência de 65 cv e um torque de 11,5 kgfm, com uma bateria de 26,7 kWh que oferece uma autonomia de 185 km, conforme certificado pelo Inmetro PBEV. O tempo de recarga varia conforme a potência da fonte: uma recarga completa de 20% a 100% utilizando uma fonte de 7,4 kWh leva aproximadamente 2 horas e 54 minutos, enquanto uma recarga de 20% a 80% com uma fonte de 30 kWh demora cerca de 40 minutos.

O tempo de recarga varia conforme a potência da fonte: uma recarga completa de 20% a 100% utilizando uma fonte de 7,4 kWh leva aproximadamente 2 horas e 54 minutos, enquanto uma recarga de 20% a 80% com uma fonte de 30 kWh demora cerca de 40 minutos. c
O tempo de recarga varia conforme a potência da fonte: uma recarga completa de 20% a 100% utilizando uma fonte de 7,4 kWh leva aproximadamente 2 horas e 54 minutos, enquanto uma recarga de 20% a 80% com uma fonte de 30 kWh demora cerca de 40 minutos. (Foto: reprodução)

Originalmente, quando foi lançado, o preço do Kwid E-Tech era de R$ 142.990, sendo na época o carro elétrico mais barato do Brasil, competindo inicialmente com o JAC E-JS1 e posteriormente com o iCar. A resposta da Renault à introdução do BYD Dolphin Mini no mercado, com um preço inferior a R$ 100 mil, foi uma redução significativa no preço do Kwid E-Tech, consolidando-o como o carro elétrico mais acessível do Brasil em 2024.

Em termos de equipamentos, o Kwid E-Tech inclui seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, central multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Contudo, apesar destes recursos, o carro ainda apresenta algumas limitações como o ar condicionado convencional e a ausência de chave presencial e câmera de ré. Em comparação com outros veículos na mesma faixa de preço, o Kwid E-Tech oferece a menor autonomia.

O modelo beneficia-se do reconhecimento de uma marca estabelecida e de uma rede ampla de concessionárias no Brasil, fatores que contribuem para sua posição de destaque entre os veículos elétricos mais econômicos disponíveis no mercado.

2- BYD Dolphin Mini

Atualmente, o BYD Dolphin Mini está sendo oferecido no mercado brasileiro pelo preço de R$ 115.800. Este veículo se destaca com uma bateria de 38,8 kWh, entregando uma potência de 75 cv e um torque de 13,8 kgfm. De acordo com as normas do Inmetro, sua autonomia chega a 280 km, o que o posiciona como uma opção atraente para quem busca eficiência e autonomia em um carro elétrico.

Durante a pré-venda, houve uma tentativa de atrair compradores com um desconto de R$ 10.000 e a oferta de um carregador gratuito, reduzindo o preço para R$ 99.800 nas primeiras unidades. No entanto, essa estratégia não teve o impacto desejado. (Foto: reprodução)
Durante a pré-venda, houve uma tentativa de atrair compradores com um desconto de R$ 10.000 e a oferta de um carregador gratuito, reduzindo o preço para R$ 99.800 nas primeiras unidades. No entanto, essa estratégia não teve o impacto desejado. (Foto: reprodução)

Com a entrada de novos competidores e ajustes no mercado, o Dolphin Mini começou com promoções agressivas durante a pré-venda, como um desconto de R$ 10.000 e a oferta de um carregador gratuito, ajustando temporariamente seu preço para R$ 99.800. Essas iniciativas, no entanto, não alcançaram o sucesso esperado, e o modelo agora busca reforçar sua presença no mercado com seu preço base.

O BYD Dolphin Mini vem equipado com várias funcionalidades modernas e conveniências, incluindo:

  • Faróis de LED
  • Seis airbags para maior segurança
  • Rodas de liga leve de 16 polegadas
  • Uma central multimídia avançada de 10,1 polegadas
  • Conectividade total com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
  • Controle de cruzeiro para viagens confortáveis

Quanto à recarga da bateria, o Dolphin Mini oferece uma opção rápida de recarga que permite encher de 30% a 80% da capacidade em apenas 30 minutos com um carregador de 40 kWh, facilitando o uso no dia a dia.

Mesmo enfrentando um mercado competitivo e inicialmente recebendo uma recepção mista, o BYD Dolphin Mini continua a ser uma escolha promissora para consumidores que procuram um veículo elétrico eficiente, bem equipado e acessível. Ele se mantém como uma opção significativa entre os carros elétricos mais baratos disponíveis no Brasil, procurando consolidar sua posição através de melhorias contínuas e resposta às demandas do consumidor.

3- Caoa Chery iCar

O Caoa Chery iCar, com seu preço ajustado para aproximadamente R$ 119.990, apresenta uma proposta de mobilidade urbana com uma configuração compacta e eficiente. Este veículo é alimentado por uma bateria de 30,8 kWh, que oferece uma autonomia de 197 km conforme aferido pelo Inmetro PBEV. Com uma potência de 61 cv e um torque de 15,3 kgfm, o iCar se destaca por sua eficiência energética, sendo capaz de alcançar uma eficiência de 69,7 km/l equivalente em ambiente urbano.

Este modelo de carro elétrico é alimentado por uma bateria de 30,8 kWh e oferece uma potência de 61 cv com um torque de 15,3 kgfm. (Foto: reprodução)
Este modelo de carro elétrico é alimentado por uma bateria de 30,8 kWh e oferece uma potência de 61 cv com um torque de 15,3 kgfm. (Foto: reprodução)

Após ajustes de preços em resposta à concorrência, onde o primeiro corte foi de R$ 10 mil em julho e um segundo de R$ 20 mil no início de agosto, o iCar agora se posiciona entre os 10 melhores colocados na lista de carro elétrico mais acessível no Brasil em 2024. A Caoa Chery ainda não respondeu completamente aos movimentos de preços da Renault com o Kwid E-Tech e o lançamento do BYD Dolphin Mini, que têm preços mais baixos.

O design do iCar, com apenas 3,20 metros de comprimento e duas portas, é ideal para o uso urbano. Este citycar vem equipado com diversas funcionalidades modernas que aumentam seu apelo. Entre os equipamentos, incluem-se ar condicionado automático, bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador de celular por indução e uma central multimídia com tela de 10,25 polegadas. Além disso, o iCar possui câmera de ré, sensor de estacionamento e um teto panorâmico que adiciona uma dimensão extra ao conforto e à experiência de condução.

O veículo está equipado apenas com os itens de segurança exigidos por lei, como airbag duplo, freios com ABS e controles de estabilidade, mas carece de airbags adicionais que poderiam aumentar sua segurança.

O tempo de recarga do iCar varia de acordo com a fonte de energia: uma carga completa (de 20% a 100%) usando uma estação de 7,4 kWh demora cerca de 5 horas, enquanto uma recarga de 20% a 80% pode ser realizada em apenas 36 minutos com uma estação de 50 kWh.

4- JAC E-JS1

O JAC E-JS1 está atualmente cotado em torno de R$ 126.900 no mercado brasileiro. Com uma potência de 62 cv e um torque de 15,3 kgfm, o veículo é alimentado por uma bateria de 30,2 kWh que oferece uma autonomia de 161 km, segundo as medições do Inmetro PBEV.

Em termos de segurança, o veículo inclui monitoramento de pressão dos pneus, controles de estabilidade, airbag duplo frontal e freios com ABS, cumprindo com os requisitos legais. (Foto: reprodução)
Em termos de segurança, o veículo inclui monitoramento de pressão dos pneus, controles de estabilidade, airbag duplo frontal e freios com ABS, cumprindo com os requisitos legais. (Foto: reprodução)

Historicamente, a JAC Motors tem buscado posicionar seus carros como as opções mais acessíveis no segmento de elétricos. O E-JS1 já ocupou o primeiro lugar em termos de preço mais baixo, mas com as recentes movimentações de preços por parte de concorrentes, como a introdução do Dolphin Mini, o E-JS1 deslocou-se para a quarta posição em 2024. Apesar de não liderar mais em preço, o E-JS1 continua sendo uma escolha sólida para quem busca um carro elétrico econômico.

No que diz respeito ao equipamento, o E-JS1 vem bem servido. O veículo possui faróis de LED, uma central multimídia avançada de 10,25 polegadas, painel de instrumentos digital, câmera de ré, sensor de estacionamento, chave presencial, ar-condicionado automático e Auto Hold. Além disso, o interior conta com revestimento de couro, contribuindo para uma experiência de condução mais confortável.

A segurança é garantida com a inclusão de itens como monitoramento de pressão dos pneus, controles de estabilidade, airbags duplos frontais e freios com ABS. Esses elementos asseguram que o E-JS1 não só oferece conforto e tecnologia, mas também proteção adequada para os passageiros.

Quanto ao carregamento, o E-JS1 pode ser completamente recarregado em 8 horas utilizando uma fonte de 7,4 kWh, ou pode alcançar 80% de carga em apenas 1 hora e 15 minutos com uma fonte de 22 kWh. Esta flexibilidade no carregamento permite que os usuários adaptem a recarga às suas necessidades e disponibilidade.

5- BYD Dolphin

O BYD Dolphin, com preço sugerido de aproximadamente R$ 149.800, chegou ao mercado brasileiro em julho de 2023 e rapidamente se destacou no segmento de carros elétricos. Com uma potência de 94 cv e torque de 18,3 kgfm, este modelo oferece uma autonomia de 291 km, segundo aferição do Inmetro PBEV, suportada por uma bateria de 44,9 kWh.

O BYD Dolphin também oferece mais espaço interno em comparação com outros subcompactos elétricos no mercado, como o Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC E-JS1, tornando-o uma opção mais confortável para os passageiros. (Foto: reprodução)
O BYD Dolphin também oferece mais espaço interno em comparação com outros subcompactos elétricos no mercado, como o Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC E-JS1, tornando-o uma opção mais confortável para os passageiros. (Foto: reprodução)

A chegada do Dolphin não apenas ampliou as opções para os consumidores mas também pressionou as concorrentes, como Caoa Chery, Renault e JAC, a reajustarem os preços dos seus veículos elétricos. O impacto foi tão significativo que o Dolphin se tornou o carro elétrico mais vendido no Brasil em 2023, destacando-se por seu excelente custo-benefício, especialmente em comparação com outros subcompactos de entrada como Kwid, iCar e E-JS1.

O Dolphin se destaca por seu espaço interno e nível de equipamento superior. Entre os destaques estão seis airbags, câmera 360 graus, sistema de limpeza dos discos dos freios e uma central multimídia com tela rotativa de 12,8 polegadas. Além disso, o veículo vem equipado com ar-condicionado automático digital, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, rodas de liga leve aro 16”, retrovisores externos com desembaçador e aquecimento, faróis full-LED e acendimento automático.

Em termos de recarga, o Dolphin necessita de aproximadamente 7 horas para uma recarga de 30% a 100% usando uma fonte de 6,6 kWh, enquanto uma recarga mais rápida de 20% a 80% pode ser realizada em apenas 25 minutos usando uma fonte de 60 kWh.

Graças a essas características, o Dolphin se tornou o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2023, mesmo tendo sido lançado apenas no início do segundo semestre. Sua combinação de eficiência, equipamentos avançados e preço competitivo não apenas estabeleceu novos padrões no segmento, mas também demonstrou o potencial crescente da eletrificação no mercado automotivo brasileiro.

6- GWM Ora 03

O GWM Ora 03, com um preço estabelecido em torno de R$ 150.000, entrou no mercado brasileiro como um competidor direto do BYD Dolphin e outros veículos elétricos estabelecidos. Equipado com um motor de 171 cv e torque de 25,5 kgfm, o Ora 03 oferece uma autonomia de 300 km segundo o padrão WLTP, embora os dados do Inmetro PBEV indiquem uma autonomia um pouco menor, de 232 km. A bateria de 48 kWh do carro suporta uma recarga rápida de 20% a 80% em apenas 30 minutos com uma fonte de 64 kWh, enquanto uma recarga completa de 20% a 100% leva cerca de 3 horas usando uma fonte de 11 kWh.

Com uma potência impressionante de 171 cv e um torque de 25,5 kgfm, o Ora 03 se destaca por seu desempenho robusto e design inovador. (Foto: reprodução)
Com uma potência impressionante de 171 cv e um torque de 25,5 kgfm, o Ora 03 se destaca por seu desempenho robusto e design inovador. (Foto: reprodução)

O GWM Ora 03 se destaca por seu design moderno e uma série de funcionalidades tecnológicas avançadas. O veículo vem equipado com duas telas integradas de 10,25 polegadas, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia, ambas compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, inclui sete airbags, câmera de ré, câmera 360°, bancos de couro, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego e um sistema de som com seis alto-falantes.

Apesar de sua potência e equipamentos avançados, o Ora 03 enfrenta desafios em termos de autonomia em comparação com alguns concorrentes, possivelmente devido ao seu design e outros fatores técnicos. No entanto, a GWM busca posicionar o Ora 03 como uma opção atraente para consumidores que valorizam tecnologia, segurança e design em seus veículos elétricos.

7- Hyundai Kona EV

O Hyundai Kona EV está atualmente cotado a R$ 189.990 no mercado brasileiro. Com uma potência de 136 cv e um torque impressionante de 40,3 kgfm, o Kona EV oferece uma autonomia de 252 km conforme avaliação do Inmetro PBEV. A bateria de 39,2 kWh permite uma recarga completa de 20% a 100% em 6 horas e 10 minutos usando uma fonte de 7,2 kWh, enquanto uma recarga rápida de 20% a 80% pode ser realizada em apenas 47 minutos com uma fonte de 44 kWh.

O Kona EV está equipado com uma série de funcionalidades avançadas de assistência ao motorista, incluindo piloto automático adaptativo, assistente de manutenção de faixa, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. 
 (Foto: reprodução)
O Kona EV está equipado com uma série de funcionalidades avançadas de assistência ao motorista, incluindo piloto automático adaptativo, assistente de manutenção de faixa, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo.(Foto: reprodução)

Graças à valorização do real frente ao dólar, o Kona chegou ao Brasil com uma redução significativa no preço, que continuou a cair nos meses subsequentes, tornando-o mais acessível. Apesar de ser um modelo que já possui uma nova geração em outros mercados, o Kona EV mantém um pacote robusto de funcionalidades que o posiciona competitivamente entre os carros elétricos mais acessíveis no Brasil.

O veículo está equipado com um conjunto avançado de assistências à condução, incluindo piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, e detector de ponto cego. Os confortos internos incluem ar-condicionado automático, bancos dianteiros elétricos com ventilação e aquecimento, uma central multimídia com tela de 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, head-up display, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, e carregador de celular por indução.

Embora o Kona EV seja considerado desatualizado em alguns mercados devido ao lançamento de uma nova geração, ele ainda se mantém como uma opção forte no Brasil por sua combinação de preço, autonomia e equipamentos, sendo o segundo em termos de autonomia entre os carros elétricos mais acessíveis do país, atrás apenas do Dolphin.

8- Seres 3

O Seres 3, listado a R$ 199.990 aproximadamente, representa a entrada da Seres no mercado brasileiro de veículos elétricos. Equipado com uma bateria de 39,2 kWh, o modelo oferece uma potência de 163 cv e um torque de 30,6 kgfm. Embora a autonomia WLTP seja de 300 km, a aferição do Inmetro PBEV indica uma autonomia real de 206 km, um pouco abaixo do esperado para um SUV de seu porte.

O veículo sofreu uma redução significativa para se tornar mais competitivo, especialmente em comparação com SUVs de porte similar, como o Jeep Compass. (Foto: reprodução)
O veículo sofreu uma redução significativa para se tornar mais competitivo, especialmente em comparação com SUVs de porte similar, como o Jeep Compass. (Foto: reprodução)

O preço inicial do Seres 3 era próximo de R$ 240 mil, mas após ajustes estratégicos, foi reduzido para se tornar mais competitivo no mercado. Apesar de sua presença ainda ser rara nas ruas brasileiras, a Seres planeja expandir sua operação e presença, embora sem prever a abertura de concessionárias tradicionais. As vendas são realizadas diretamente na plataforma da montadora, e o serviço pós-venda é oferecido através de oficinas credenciadas.

O Seres 3 é bem equipado, contando com funcionalidades como alerta para evasão de faixa, ar-condicionado automático, um quadro de instrumentos eletrônico e configurável, e uma central multimídia com tela de 10 polegadas. Outras características incluem câmera de 360 graus, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico, e câmera para gravação do percurso. O veículo também vem com seis airbags, reforçando seu compromisso com a segurança.

Em termos de recarga, o Seres 3 requer cerca de 8 horas para uma recarga completa de 20% a 100% usando uma fonte de 7,4 kWh. Para uma recarga mais rápida de 20% a 80%, o tempo necessário é de aproximadamente 1 hora e 15 minutos com uma fonte de 50 kWh.

9- Fiat 500e

O Fiat 500e, com um preço proximo a R$ 214.990, mantém a essência do clássico Cinquecento em uma versão moderna e totalmente elétrica. Este subcompacto combina um motor de 118 cv e um torque de 22,4 kgfm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos. A bateria de 42 kWh oferece uma autonomia de 227 km conforme aferição do Inmetro PBEV.

Este subcompacto elétrico, equipado com uma bateria de 42 kWh, desenvolve uma potência de 118 cv e um torque de 22,4 kgfm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos. De acordo com a aferição do Inmetro PBEV, a autonomia do 500e é de 227 km. (Foto: reprodução)
Este subcompacto elétrico, equipado com uma bateria de 42 kWh, desenvolve uma potência de 118 cv e um torque de 22,4 kgfm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos. De acordo com a aferição do Inmetro PBEV, a autonomia do 500e é de 227 km. (Foto: reprodução)

Apesar de ser um modelo de nicho e mais caro em comparação com outros subcompactos elétricos no mercado brasileiro, o 500e compensa com um pacote completo de equipamentos e funcionalidades modernas. Entre os destaques tecnológicos estão o sistema ADAS, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, e sensor de ponto cego. Além disso, o veículo está equipado com seis airbags, retrovisor eletrocrômico, câmera de ré, e um painel de instrumentos de 7 polegadas.

O conforto não é negligenciado, com recursos como ar-condicionado automático, carregador de celular por indução, sensores crepuscular e de chuva, além de uma central multimídia de 10 polegadas que suporta Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A conexão 4G Wifi nativa também é uma característica notável, oferecendo conectividade constante.

Quanto ao carregamento, o Fiat 500e requer aproximadamente 6 horas para uma recarga completa de 20% a 100% usando uma fonte de 7,4 kWh, enquanto uma recarga mais rápida de 20% a 80% pode ser realizada em apenas 35 minutos com uma fonte de 85 kWh.

10- Peugeot e-208 GT

O Peugeot e-208 GT, atualmente cotado a mais ou menos R$ 225.990, é importado da França e representa a opção mais acessível da marca francesa em termos de veículos elétricos em 2024. Equipado com um motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque, o e-208 GT proporciona uma experiência de condução esportiva, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

Apesar de sua natureza esportiva, o e-208 GT mantém uma boa dose de versatilidade, adequado tanto para o uso diário quanto para uma condução mais esportiva. A altura reduzida em relação ao solo e uma suspensão mais rígida diferenciam o modelo de suas versões a combustão, oferecendo uma experiência de condução única que, embora exija mais cautela em superfícies irregulares, não compromete o conforto. (Foto: reprodução)
Apesar de sua natureza esportiva, o e-208 GT mantém uma boa dose de versatilidade, adequado tanto para o uso diário quanto para uma condução mais esportiva. A altura reduzida em relação ao solo e uma suspensão mais rígida diferenciam o modelo de suas versões a combustão, oferecendo uma experiência de condução única que, embora exija mais cautela em superfícies irregulares, não compromete o conforto. (Foto: reprodução)

Este modelo é considerado a versão esportiva do hatch estiloso da Peugeot e, apesar de oferecer menos espaço interno que o modelo crossover da mesma marca, compensa com uma lista de equipamentos comparável. A autonomia oficial é de 220 km, mas a Peugeot sugere que o veículo poderia alcançar até 340 km sob condições ideais, embora a autonomia real seja influenciada pelo modo de condução e velocidade operacional.

O e-208 GT se distingue visualmente com várias características únicas. Os faróis full-LED e uma grade frontal com filetes que criam um efeito tridimensional destacam seu design, com os filetes pintados na cor da carroceria, neste caso, um Amarelo Fato exclusivo da versão elétrica. Além disso, o veículo apresenta apliques em preto brilhante nos para-lamas para enfatizar um visual mais esportivo, rodas de 17 polegadas e um logotipo estilizado com a letra “e” em azul na coluna C, marcando sua motorização elétrica.

Em termos de suspensão, o e-208 elétrico apresenta ajustes específicos que o tornam mais rígido em comparação com as versões a combustão, o que exige atenção extra em lombadas e buracos, mas sem comprometer o conforto geral.

O carro também está equipado com um pacote robusto de tecnologia ADAS, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, além de contar com recursos como sensor de ponto cego para uma condução mais segura e conveniente.

11- Volvo EX30

Ao lançar o EX30, a Volvo anunciou-o como o modelo elétrico mais acessível globalmente. No entanto, após o início da pré-venda, o preço teve que ser ajustado em R$ 10 mil a mais, estabelecendo o novo valor para quando chegar ao mercado em março de 2024. O Volvo EX30, marcado por seu lançamento como o veículo elétrico mais acessível da marca no mercado global, entrou no mercado com especificações robustas para seu segmento. Com um motor que desenvolve 275 cavalos de potência e um torque máximo de 35 kgfm, este modelo promete uma condução dinâmica e responsiva.

Sua bateria de 51 kWh suporta uma autonomia declarada de 340 km segundo o padrão WLTP, embora ajustes sejam esperados para a realidade de medição do Inmetro, potencialmente reduzindo essa distância para cerca de 200 km em condições de uso regular.

A Volvo causou grande expectativa ao anunciar o EX30 como seu veículo elétrico mais acessível globalmente. No entanto, após o início da pré-venda, a empresa teve que ajustar o preço inicial, resultando em um aumento de R$ 10 mil. O modelo será lançado em março de 2024. (Foto: reprodução)
A Volvo causou grande expectativa ao anunciar o EX30 como seu veículo elétrico mais acessível globalmente. No entanto, após o início da pré-venda, a empresa teve que ajustar o preço inicial, resultando em um aumento de R$ 10 mil. O modelo será lançado em março de 2024. (Foto: reprodução)

Equipado com uma bateria de 51 kWh, o EX30 promete aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Embora a autonomia seja de 340 km pelo padrão WLTP, espera-se que este número se ajuste para cerca de 200 km sob as normas do Inmetro.

O EX30 vem repleto de funcionalidades de segurança e assistência ao condutor, incluindo piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência em faixa e vários alertas como de ponto cego, tráfego cruzado dianteiro e traseiro, avanço em cruzamentos e detecção de ciclistas ao abrir portas.

Além disso, o modelo incorpora um sensor inovador atrás do volante que monitora a atenção do motorista, analisando os movimentos dos olhos até 13 vezes por segundo para detectar distração ou sonolência. Em caso de detecção, um alerta sonoro é emitido para alertar o condutor.

*Com informações de Auto Papo, Insideevs e Quatro Rodas.